Aspectos introdutorios em ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONCEITO DA CONTÁBILIDADE 4
2.1.1 Objeto da Contabilidade 4
2.1.2 Obejetivo da Contábilidade 5
2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 5
2.3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 6
2.4 DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS 7
2.5 A MISÃO EMPRESARIAL 7
2.6 A VISÃO EMPRESARIAL 8
2.7 O PROCESSO ADMINISTRATIVO 8
2.8 O AMBIENTE DE ORGANIZAÇÃO 9
2.9 ASPECTOS JURIDICOSRELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE 10
2.10 AS PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CALCULOS CONTÁBEIS 11

4 CONCLUSÃO 13

4 REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO
Há vários conceitos de contabilidade, e em todos eles é destacada a importância da contabilidade na gestão empresarial, como sendo uma ferramenta da parte administrativa através das demonstrações contábeis, feitaspela escrituração dos fatos contábeis.
Existem tipos de ambientes nas organizações, no qual contém elementos, cada um com uma função, esses elementos necessitam de um processo administrativo, cada processo também com sua devida importância. Normas jurídicas são de grande importância para o contador como direito tributário, previdenciário, administrativo, etc., que servem para orienta-lo a realizarseu trabalho com segurança.
Na matemática, existem operações utilizadas nos cálculos contábeis, como a porcentagem, que contribuiu para determinação de valores de impostos, elaboração dos cálculos trabalhistas, etc..
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DA CONTABILIDADE
A Contabilidade, desde seu aparecimento com conjunto ordenado de conhecimento, e com objetos e finalidades definidas, tem sidoconsiderada como arte, como técnica ou como ciência, de acordo com a orientação seguida pelos doutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano.
Sua função é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientação sobre a composição e as variações dessepatrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores.
Seu objeto de estudo é, pois, o patrimônio, e seu campo de aplicação o das entidades econômico-administrativas, assim chamadas àquelas que, para atingirem seu objetivo, seja econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo, que pratica os atos de natureza econômica e financeira necessários a seus fins.Patrimônio, que a Contabilidade estuda e controla, registrando, classificando, analisando, interpretando e informando, através das demonstrações contábeis, todas as ocorrências nele verificados.
Baseados nessas noções gerais, podemos chegar á seguinte conceituação de contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, ademonstração expositiva analise e a interpretação desses fatos, com fim de oferecer informações e orientação necessária á tomada de decisões sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
Para o professor Francisco D’Auria, “a contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aosatos e fatos da administração econômica”. (PADOVEZE, apud 2000, p.49).
2.1.1 Objeto da Contabilidade
O patrimônio é o objeto da Contabilidade, isto é, sobre ele se exercem as funções contábeis, para alcance de suas finalidades.
O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados á entidade econômico-administrativa, e constitui um meio indispensável para que esta realize seusobjetivos. Para alcança-los, a administração da entidade pratica atos de natureza econômica e financeira, produzindo variações aumentativas e diminutivas na riqueza patrimonial.
O aspecto específico, também chamado qualitativo, considera as espécies de bens, direitos e obrigações que compõem a riqueza patrimonial, tais como: dinheiro, mercadorias, móveis, máquinas, imóveis, instalações e contas...
tracking img