Aspectos historicos e formais da teologia latino americana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS HISTÓRICOS E FORMAIS DA
TEOLOGIA LATINO-AMERICANA

TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
INTRODUÇÃO
No cenário sócio histórico da America latina a Teologia da libertação latino americana nasce na década de 60 como uma nova maneira de pensar sobre a fé cristã.
É uma teologia nativa que nasce para lutar contra toda forma de dominação e opressão que empobrece e compromete a vida humanana sociedade. A TDL não esta só, mas se localiza num conjunto de teologia do terceiro mundo compostas por outras teologias que lutam por libertação, e que sofreram com o problema de colonização, dominação e dependência.
TEOLOGIA DO TERCEIRO MUNDO
Este nome já nos comunica uma ideia de não desenvolvimento, sinônimo de um mundo em atraso. Durante o século XX presencia-se um desmascaramento dotitulo primeiro mundo como modelo de desenvolvimento, surge uma nova mentalidade na historia das nações denominadas de terceiro mundo. Contribuíram para estas mudanças: o avanço cientifico, tecnológico e das comunicações, as duas grandes guerras mundiais provocaram mudanças sociais, a expansão do capitalismo que tinha como oposição a sociedade marxista, todos estes movimentos contribuem para osurgimento de uma nova maneira de se compreender a realidade sócio-histórica, e que influenciou os povos de Terceiro Mundo. Varias classes trabalhadoras levantam-se reivindicando mudanças nas políticas de primeiro mundo em relação terceiro mundo, eram povos empobrecidos economicamente e socialmente mas ricos em culturas. Eles assumem a fé cristã, e era necessário que esta fé assumisse a novaconsciência da realidade histórica e se incorporasse ao mundo dos oprimidos, como um deles.
Caberia à fé cristã, tornar-se caminho de libertação. Localizar-se no mundo dos oprimidos era fundamental e ao fazer isso, deu origem à Teologia do Terceiro Mundo. A preocupação fundamental desta nova teologia é com a realização da justiça no mundo. Revelou ser teologia recalcitrante e evangelicamentedisposta a indignar-se frente a toda forma de desumanização. As principais teologias que a formam são: Teologia Negra, Teologia Asiática, Teologia Africana e Teologia Latino-americana.
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA
Surgiu da realidade histórica especificamente latino-americana, sua tarefa é ser a voz inteligível da fé em relação aos problemas do próprio contexto social, político,econômico, cultural e religioso da America Latina. Clodovis Boff afirmou que “é uma nova maneira de fazer teologia”.
A TdL não despreza os marcos estabelecidos pela tradição cristã em geral, afinal isso é legitimo no fazer teologia em geral. Esta nova forma de teologia teve inicio junto aos movimentos populares, de resistência a dominação político-econômica e luta por libertação em sololatino-americano.
De acordo com Leonardo e Clodovis Boff, a TdL teve seu desenvolvimento em quatro fases importantes que foram:
1. Fase de desbravamento – do surgimento do modo teológico
2. Fase de edificação – onde foram tratados na perspectiva da libertação, os temas da cristologia, espiritualidade e da eclesiologia.
3. Fase de embasamento – bases epistemológicas para sua construção
4.“Fase de sistematização – eles a definem como o esforço de “se “ reter todo o conteúdo essencial da revelação e da tradição para desentranhar destas fontes as dimensões sociais e libertadoras ai presentes”.
ORIGENS HISTORICAS
De acordo com Enrique Dussel, situa as origens mais remotas da teologia da libertação nos tempos da colonização ibérica da America Latina. Ele relata que tanto osjesuítas como las Casas movidos pela Fe missionária tomam para si a responsabilidade de defesa dos índios que estavam sendo escravizados pelos espanhóis, bem como os negros africanos trazidos para servirem de mão de obra escrava na colonização. O vicio da dominação imprimiu marcas na cultura latino-americana. Mas a luta pela libertação não deixou menor impressão e também contribuiu para forjar o...
tracking img