Aspectos históricos da educação no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1604 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

A educação Jesuítica
Os jesuítas vieram para o Brasil apenas com o intuito de propagar a fé, mas, com a expansão e colonização da nova colônia, a igreja passou adquirir o poder ideológico de contribuir para o inicio e consolidação da estratificação social no Brasil. O que acontecia no Reino de Portugal trazia reflexos para a colônia econsequentemente refletia na educação ministrada pelos jesuítas, porem com especificidades próprias. Os trabalhos desenvolvidos por Manoel Ribeiro Rocha, Padre João Antonio Andreoni S.J (Antonil), Padre Manuel Bernardes, Padre Antônio Vieira, Jorge Benci foram extremamente importantes em contribuir para o desenvolvimento de um pensamento pedagógico e reflexões sobre o que era feito com os escravos. Algunsreligiosos eram contra as formas de escravidão praticadas pelos senhores, mas não podiam ir contra esse modelo, pois dependiam dele, elaborando assim modelos e métodos a seguir, que em prática, eram diferentes para senhores e escravos. Outros eram extremamente contra, e criticavam o modelo social baseado na escravidão. Como consequência, foram expulsos da colônia.
A manutenção de Portugal e suacolônia, bem como da igreja, dependiam do modelo social existente naquele período. A sociedade dependia da escravidão para sobreviver. Por esse motivo a pedagogia desenvolvida por alguns jesuítas era voltada para a manutenção do estatus quo.   Assim foi possível perceber a grande contribuição da igreja e a pedagogia desenvolvida nesse período, e como ela foi excludente e contraditória.
O Ensino Régio
Oséculo 18 foi marcado por profundas transformações tanto nos campos econômico, políticos e educacionais.
Pouca coisa restou de prática educativa no Brasil. Continuaram a funcionar o Seminário episcospal, no Pará, e os Seminários de São José e São Pedro, que não se encontravam sob a jurisdição jesuítica; a Escola de Artes e Edificações Militares, na Bahia; e a Escola de Artilharia, no Rio deJaneiro.
Os jesuítas foram expulsos das colônias por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777, em função de radicais diferenças de objetivos. Enquanto os jesuítas preocupavam-se com o proselitismo e o noviciado, Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educaçãojesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal. Ou seja, se as escolas da Companhia de Jesus tinham por objetivo servir aos interesses da fé, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado.
Através do alvará de 28 de junho de 1759, ao mesmo tempo em que suprimia as escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, Pombal criava as aulas régias deLatim, Grego e Retórica. Criou também a Diretoria de Estudos que só passou a funcionar após o afastamento de Pombal. Cada aula régia era autônoma e isolada, com professor único e uma não se articulava com as outras.
Portugal logo percebeu que a educação no Brasil estava estagnada e era preciso oferecer uma solução. Para isso instituiu o "subsídio literário" para manutenção dos ensinos primário emédio. Criado em 1772 era uma taxação, ou um imposto, que incidia sobre a carne verde, o vinho, o vinagre e a aguardente. Além de exíguo, nunca foi cobrado com regularidade e os professores ficavam longos períodos sem receber vencimentos a espera de uma solução vinda de Portugal.
Os professores eram geralmente mal preparados para a função, já que eram improvisados e mal pagos. Eram nomeados porindicação ou sob concordância de bispos e se tornavam "proprietários" vitalícios de suas aulas régias.
O resultado da decisão de Pombal foi que, no princípio do século XIX (anos 1800...), a educação brasileira estava reduzida a praticamente nada. O sistema jesuítico foi desmantelado e nada que pudesse chegar próximo deles foi organizado para dar continuidade a um trabalho de educação.
Esta...
tracking img