Aspectos gerais de auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFº. : ALEXANDRE
DISCIPLINA: AUDITORIA I

UNIDADE I

I.I – EVOLUÇÃO HISTÓRICA

A palavra auditoria tem sua origem no latim, vem de “AUDIRE”, que significa ouvir.
Torna-se difícil precisar quando começa a história da auditoria, pois toda pessoa que possuía a função de verificar a legitimidade dos fatos, sejam eles econômicos ou financeiros, prestando contas a um superior, poderia serconsiderada como auditor.
Os imperadores romanos nomeavam altos funcionários que eram encarregados de supervisionar os impostos arrecadados pelos coletores nas administrações provinciais. Na Inglaterra, por ato do parlamento, o rei Eduardo nomeava funcionários de sua confiança para revisar os impostos devido ao tesouro Inglês. Ele próprio mandou verificar o testamento de sua falecida esposa. Aaprovação destes auditores é atestada em um documento que constitui o primeiro relatório de auditoria denominado “probatur est account”.
O Brasil colônia, tinha a figura do juiz colonial, o olho do rei, que era destacado pela coroa portuguesa para verificar o correto recolhimento dos tributos para o tesouro.
O grande salto da auditoria ocorreu após a crise econômica americana de 1929 (Black da bolsade valores de Nova York). No início dos anos 30, é criado o comitê May, um grupo de trabalho instituído com a finalidade de estabelecer regras para as empresas que tivessem suas ações cotadas em bolsa, tornando obrigatória a auditoria contábil independente nos demonstrativos financeiros das empresas.
Esses auditores no desenvolvimento de suas atividades necessitavam ter acesso a informações edocumentos que levassem ao conhecimento mais profundo e análise das diferentes contas e transações. Para tanto, foram designados funcionários da própria empresa. Estava lançada a semente da auditoria interna, pois os mesmos, com o decorrer do tempo, foram aprendendo e dominando as técnicas de auditoria e utilizando-as em trabalhos solicitados pela própria empresa.
As empresas notaram que poderiamdiminuir os gastos com auditoria externa, se utilizasse melhor esses funcionários, criando um serviço de conferência e revisão interna, continua e permanente, a custo mais reduzido. Os auditores externos, também ganharam com isso, pois puderam se dedicar exclusivamente ao seu principal objetivo que é o exame da situação econômico-financeira das empresas.
No Brasil em 1960 foi fundado o AUDIBRA,Instituto dos Auditores Internos do Brasil, sociedade civil de direito privado sem fins lucrativo, congregando através das suas regionais.
Na fase inicial da auditoria surgiram muitas dúvidas relacionadas com a amplitude dos testes, pois para o auditor dar sua opinião sobre as demonstrações contábeis teria de examinar todos os lançamentos contábeis referentes àquele exercício social.
Casoexaminasse todos os lançamentos contábeis, além do alto custo do serviço de auditora, a opinião do auditor não teria utilidade, devido ao fato de que provavelmente seria emitida com muito atraso.
O auditor deve-se preocupar com erros que, individual ou cumulativamente, possam levar os interessados das demonstrações contábeis a terem uma interpretação errônea sobre elas. Portanto, o valor desses errosteria de ser significativo em relação às demonstrações contábeis, em segundo lugar, normalmente a empresa possui um conjunto de procedimentos internos com objetivo de evitar a ocorrência de erros. Esse conjunto de procedimentos internos é chamado, na prática, de sistema de controle interno.
O risco de ocorrem erros e fraudes nas empresas com forte sistema de controle interno é muito menor do que emuma empresa com um sistema de controle interno fraco.

I.II – O QUE É AUDITORIA

È uma função independente que busca priorizar a qualidade, segurança, eficiência e eficácia dos processos e a otimização dos resultados organizacionais. Sua responsabilidade vai além da detecção e prevenção da fraude, uma vez que deve se preocupar por uma contínua melhoria da postura dos dirigentes no trato dos...
tracking img