Aspectos gerais da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS GERAIS DA PSICOLOGIA

- Ciência e Senso Comum
- Definição da psicologia e do seu objeto de estudo
- As principais teorias da psicologia: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise

ORIGEMPsicologia vem da junção de duas palavras gregas PSICHÉ e LÓGUS, que significa estuda da mente ou da alma.
“Ciência que estuda o comportamento dos seres animados e, no caso do homem, seucomportamento, sua experiência e sue modo de ser ou personalidade.” ( TELES,1989, p10) Portanto, o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano.

CIÊNCIA E SENSO COMUM
O senso comum é o conhecimentoda realidade. É no cotidiano que tudo flui, que as coisas acontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade. Esse tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano é chamado desenso comum. Sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros, seria muito complicada nossa vida no dia a dia. É um conhecimento que é passado de geração para geração, mais não écientifico.
A ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso através de uma linguagem precisa e rigorosa. Nesse sentido, a ciência caracteriza-se como um processo,onde o saber pode assim ser transmitido, verificado, utilizado, desenvolvido e testado.
“ Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido”.( ciência).BEHAVIORISMO
Foi inaugurado pelo americano Joh B. Watson, o termo inglês Behavior significa comportamento. Portanto, o Behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento na relação que este mantém com o meioambiente onde ocorre , chegando aos conceitos de estímulos e resposta. Teoria S-R, sendo S= estímulos e R= reações comportamentais.
O condicionamento respondente: é o comportamento reflexo, nãovoluntário e inclui as respostas que são “produzidas” por modificações especiais de estímulos. Por exemplo: a contração das pupilas, as famosas lágrimas de cebola e etc.
O condicionamento operante: é o...
tracking img