Aspectos fundamentais: tipos de familia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO






Neste trabalho estarão presentes alguns tipos de temas como: PNAS com relação à família – objetivos e ações; o PAIF, pois é um programa que visa atender as famílias de vulnerabilidade social, é o programa da família – para falarmos de Criança e o Adolescente, precisamos relatar a sua base fundamental que é o contexto familiar; A família Contemporânea – os tipos de família,com a classificação de 3 (três) tipos de família (Tradicional, Nuclear e Pós-Moderna); e escolhemos um tipo de família para refletirmos: a Família Monoparental – o que significa e como se forma. Também estarão presentes no texto, 4 (quatro) citações devidamente referenciada. E os Dados da Pesquisa, realizada no SEMAS.



DESENVOLVIMENTO
Aspectos Fundamentais – Tipos de Família

 PolíticaNacional de Assistência Social (PNAS) - Famílias;

Decorre de seu reconhecimento como direito do cidadão e de responsabilidade do Estado. A luta da sociedade Brasileira, na última década, por meio do reconhecimento do Estado pelos direitos de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
A Assistência Social é considerada política pública – Regulamentada pela LOAS, inserida noâmbito da Seguridade Social; acesso aos serviços, a universalização dos direitos e a responsabilidade estatal - gerida pelo SUAS, com o dever de fornecer o acesso aos direitos e ao atendimento as necessidades básicas do cidadão.
A LOAS insere a política de Assistência Social no Sistema do Bem-Estar Social (Brasil). Três características: Seguridade Social, Saúde e Previdência Social. Visa promover aocidadão a autonomia, protagonismo social.
 Tipos de Serviço:

Matricialidade sociofamiliar. Controle social.
Descentralização político-administrativa e territorialização. O desafio da participação popular/cidadão usuário.
Novas bases para a relação entre estado e sociedade civil. A política de recursos humanos.
Financiamento. A informação, o monitoramento e a avaliação.
Contudo, aconsolidação da assistência social como política pública e direito social, ainda exige o enfrentamento de importantes desafios. A IV Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em dezembro/2003, em Brasília/DF, apontou como principal deliberação a construção e implementação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, requisito essencial da LOAS para dar efetividade à assistência social comopolítica pública. (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social. Política de Assistência Social. Novembro, 2004).
Com o objetivo de incorporar as demandas presentes na sociedade Brasileira, em relação a responsabilidade política, tornando clara as suas diretrizes na prática da assistência social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado.A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e, mais recentemente, o Plano Nacional de Promoção e Proteção do Direito à Convivência Familiar e Comunitária reconhecendo esta situação de vulnerabilidade pela qual a família está inserida e que gera situações de violência doméstica, recomendam que asações da Assistência Social tenham como foco prioritário o atendimento à família. De acordo com a PNAS, a família é o espaço insubstituível de proteção e socialização primárias e prevê em um de seus artigos a "Proteção Social Especial" entendida como uma modalidade de atendimento às famílias e às pessoas em situação de risco pessoal e social. (Casa Novela. Padre Giussani, Obras Educativas. ContextoSocial. 2011).

 PAIF;

Para falarmos de família, pois, esta é a principal base da sociedade, em outras palavras, considerada o primeiro Contato Social do Ser Humano - precisamos conhecer um dos programas que o assistente social está vinculado com o propósito de garantir os direitos expressos na Constituição Federal para a família: O PAIF é um dos programas sociais que trabalha com o...
tracking img