Aspectos ergometrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS ERGONÔMICOS CAUSAM ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO DE CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIA - Parte 3 Aspectos Ergonômicos
Aspectos ergonômicos são condições do ambiente de trabalho que, se não bem estruturadas podem gerar incômodo, desconforto e doença ao trabalhador, ou seja, podem se tornar agentes estressores.
A NR 17 cita como aspectos ergonômicos os fatores Ambientais, Movimentos de Carga,Equipamentos, Organização do Trabalho e Mobiliários.
Além deles, em um estudo que objetiva a proteção e conforto do trabalhador, há que se considerar a Postura e o Limite de Alcance no Posto de Trabalho.
A ação dos profissionais de segurança e saúde ocupacional deve sempre privilegiar a busca conjunta de soluções para reduzir a exposição do trabalhador aos fatores de desconforto e aumentar o graude satisfação e conforto por meio da reorganização do trabalho ou medidas técnicas, tais como eliminação ou redução da fonte de desconforto e tratamento do local, atentando que as mudanças no arranjo físico do ambiente ou substituição de equipamentos podem atenuar ou ampliar a não conformidade encontrada.

FATORES DE MOVIMENTO
Segundo LIDA (2005), diversas combinações de contrações muscularesdevem ser usadas para determinar um movimento. Conforme o total de músculos que participe de um movimento, este pode ter características e custos energéticos diferentes. Um trabalhador experiente se fatiga menos porque aprende a usar a combinação mais eficiente em cada caso, economizando suas energias.
De acordo com a tarefa a ser executada, os movimentos podem ter as seguintes características:a) Precisão: os movimentos de maior precisão são realizados com as pontas dos dedos. Quando os desde fatigam-se, há uma tendência de substituí-los pelos movimentos do punho, cotovelo e ombros, com progressiva perda da precisão, substituída pela força. Isso pode ser observado em operações manuais altamente repetitivas.
b) Ritmo: os movimentos devem ser suaves, curvos e rítmicos. Aceleraçõesbruscas, ou rápidas mudanças de direção são fatigantes, porque exigem maiores contrações musculares.
c) Movimentos Retos: o corpo, sendo constituído de alavancas que se movem em torno de articulações, tem uma tendência natural para executar movimentos curvos. Portanto, os movimentos retos são mais difíceis e imprecisos, por exigirem uma complexa integração de diversas juntas.
d) Terminações: osmovimentos que exigem posicionamentos precisos, com acompanhamento visual, são difíceis e demorados. Sempre que possível, devem ser terminados com um posicionamento mecânico, como no caso da mão batendo contra um anteparo, ou botões e alavancas com posições discretas de parada.

Levantamento e Transporte Manual de Materiais
A NR 17 determina que é proibido o transporte manual de cargas, se o pesocomprometer a saúde e segurança do trabalhador, entendendo por transporte manual de carga todo aquele em que o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, desde o levantamento até a deposição da carga.
A musculatura das costas é a que mais sofre com a tarefa. A coluna vertebral apresenta certas características anatômicas que influenciam diretamente a mecânica dos movimentoscorporais. Ela é formada pelo empilhamento de uma série de vértebras – de baixo para cima: 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares e vértebras do sacro fusionadas, constituindo o sacro-cóccix - com a interposição de discos invertebrais. As vértebras são solidamente unidas umas as outras, formando um conjunto bem estruturado. Quando do levantamento de cargas, os músculosdorsais muito curtos se contraem lentamente ao serem solicitados. A coluna vertebral funciona, então, como um braço de alavanca tendo como ponto de apoio o disco invertebral (L5-S1) que é relativamente frágil.

Esquema de força atuante sobre o disco intervertebral situado entre a quinta vértebra lombar e a primeira vértebra do sacro

Carga sobre a coluna vertebral: a carga (C) apresenta um...
tracking img