Aspectos do relevo de Manaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS DO RELEVO DA CIDADE DE MANAUS/AM


Francisco Everardo Girão 1
José Eleir de Souza Viana 2
Naira Cristina Mergulhão 3
Otanael Barbosa de Brito 4
Sandro Neuhaus 5
Yara Samanta Rocha 6




Resumo:

O presente artigo trata de aspectos do relevo da cidade de Manaus capital do Amazonas, onde foi enfocado as formas mais proeminentes desde o final do período cretáceo, suaevolução por meio da denudação e dos movimentos tectônicos, o que mostra que a cidade encontra-se sobre a Formação Alter do Chão e que seu afloramento mais característico é do Arenito Manaus, que surge na cidade, onde a elevação máxima não ultrapassa os 112 m de altitude, caracterizando-se por relevo relativamente plano.



Palavras-chave:

Manaus - Formação Alter do Chão –– Relevo


AbstractThis article deals with aspects of the relief of the city of Manaus the capital of Amazonas, where he was focused on the most prominent ways since the late Cretaceous period, its evolution through denudation and tectonic movements, which shows that the city is on the Alter do Chão Formation outcrop and its highlight is the Sandstone Manaus, which appears in the city, where the maximum elevationdoes not exceed 112 m in altitude, is characterized by relatively flat topography.




1 Docente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia do Centro Universitário Nilton Lins
2 Discente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia do Centro Universitário Nilton Lins
3 Discente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia do Centro Universitário Nilton Lins
4 Discente do Curso deLicenciatura Plena em Geografia do Centro Universitário Nilton Lins
5 Discente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia do Centro Universitário Nilton Lins
6 Discente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia do Centro Universitário Nilton Lins

1. Introdução

Na maior parte de seu território, o Amazonas apresenta-se em terrenos sedimentares de formaçãorecente. O relevo predominante no Estado do Amazonas consiste em uma vasta área de planície depressões e pontos distintos elevados a norte e sul do Estado, onde de forma geral as altitudes não superam os 100 metros.
Os platôs consistem em partes mais elevadas, libertos das cheias dos rios diferentemente dos igapós, áreas de inundação permanente, e as várzeas, de altitude média, inundadasperiodicamente com as cheias. É às várzeas que exemplares vegetais como as seringueiras são mais adaptados, enquanto que nos igapós a vegetação existente adapta-se com suas raízes submersas.
A cidade de Manaus está inserida dentro desta configuração de relevo, e o objetivo deste artigo é explicitar as suas formas de relevo, bem como sua origem e usos na atualidade.


2. Localização da cidade deManaus/AM




Figura1: Localização do município de Manaus Fonte: Wikipédia


Manaus capital do Estado do Amazonas é o principal centro financeiro da região norte do Brasil. Situa-se na confluência dos rios Negro e Solimões (Fig. 1), limita-se com os Municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Iranduba, Carreiro, Novo Airão e Presidente Figueiredo. É a cidade mais populosa da Amazônia,conhecida pelo potencial ecoturitico. Manaus pertence à mesorregião do Centro Amazonense e a microrregião de Manaus (IBGE 2007). É localizada no extremo norte do país, a 1932 quilômetros da capital federal, Brasília, em linha reta, está geograficamente localizada nas coordenadas 03º 06’ 25” S e 60° 01’ 34” W..

3. A Cidade de Manaus

3.1. História

Fundada em 1669 com o forte de São José do RioNegro. Foi elevada a vila em 1832 com o nome de Manaus, que significa "mãe dos deuses", em homenagem à nação indígena dos Manaós, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual. (Portal Amazônia)
Ficou conhecida no começo do século XX, na época áurea da borracha....
tracking img