Aspectos do planejamento financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

Em uma economia cheia de incerteza e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se como umaferramenta para a boa gerência e algo necessário a sobrevivência da empresa. Planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados ao projeto que se almeja por em prática. 
Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, a curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível.
Neste trabalho foiabordado vários elementos que devem ser analisados dentro de um orçamento financeiro. Analisando as opções e escolhendo aquela que dará um resultado mais satisfatório para a empresa Port Carros.


DESENVOLVIMENTO



Ser uma pessoa organizada com relação à sua própria vida e os seus próprios pertences com certeza traz mais tranquilidade a este indivíduo e a aqueles que o rodeiam. Da mesmaforma quando elevamos esta característica para o nível empresarial, possuir um negócio bastante organizado e dinâmico de igual forma facilita não só a vida dos próprios responsáveis pelo gerenciamento desta gestão como também para os funcionários que neste ambiente trabalhem e justamente para conseguir fazer todo esse bem estar fluir é que existe um planejamento financeiro.Um planejamento financeiro eficiente inclui a elaboração e cumprimento das metas de forma disciplinada.  De fato não é fácil criar metas ambiciosas e ao mesmo tempo realistas, muito menos conseguir cumpri-las dentro dos prazos estabelecidos. O planejamento financeiro deve seguir alguns passos, são eles: identificação das metas e objetivos a serem alcançados, coleta dos dados e informações necessárias, análiseda situação atual e consideração de alternativas, desenvolvimento das estratégias para atingir as metas, implementação das estratégias e revisão periódica do seu plano.
Para uma administração eficiente não pode-se deixar de citar os demonstrativos orçamentário (demonstrativo do resultado do exercício projetado e fluxo de caixa projetado).
A demonstração do resultado doexercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apurados segundo o princípio contábil do regime de competência.
A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa emcerto período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.
O fluxo de caixa projetado é utilizado para prever o que poderá ou não acontecer em relação às finanças da empresa ou aos custos e lucratividade de um projeto ou negócio. O fluxo de caixa projetado, como opróprio nome diz, é uma projeção, utilizando previsões de gastos e receita para que se possa identificar antecipadamente problemas que possam surgir ou até mesmo a sobra de capital. Assim, uma empresa pode se programar, por exemplo, para equilibrar despesa e receita e se precaver de momentos em que a arrecadação possa ser inferior à saída de caixa. Com isso é possível também negociar melhoresprazos junto a credores e fornecedores.
É fundamental que o fluxo de caixa projetado seja pensado em função dos prazos disponíveis e que os dados sejam analisados de acordo com a maior probabilidade de acontecerem. Como se trata de uma previsão, nem todos os dados serão precisos ou fixos.
A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é justamente evitar que...
tracking img