Aspectos do ensino da contabilidade nos eua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 114 (28323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos do Ensino da Contabilidade nos Estados Unidos

1

ASPECTOS DO ENSINO DA CONTABILIDADE NOS ESTADOS UNIDOS

José Carlos Marion
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – USP

1.1 Essência do Trabalho

1.

Introdução

Quando nos propusemos a desenvolver um levantamento do estagio atual do Ensino da Contabilidade nos EstadosUnidos tínhamos em mente que este ensino não e perfeito, mas que. certamente, diante da ausência de uma melhor alternativa, poder:a ser multo útil como parâmetro para comparação com o modelo brasileiro. Não ficaríamos surpresos se em alguns pontos do atual ensino da Contabilidade no Brasil, ao se comparar com o modelo americano, tivermos vantagens por exemplo, ao meu ver, [nossa didática de ensinoe nitidamente superior a americana. Todavia, isto não elimina a necessidade de uma avaliação global e profunda da maneira que estamos conduzindo este ensino, mesmo porque, sabemos que, se ha pontos fortes e ate elogiáveis, também existem falhas grotescas na estrutura de ensino contábil brasileiro que requerem pelo menos um questionamento imediato]. E lógico que esta proposta seria muito maisabrangente se pudéssemos incluir informações sobre o ensino da Contabilidade de outras regiões tais como alguns paises europeus, asiáticos etc. Aliado ao fato de ser quase impossível tais tipos de levantamento (principalmente diante da limitação de recursos), resta-nos a desculpa que de certa maneira, o modelo americano tem exercido alguma influência no ensino da Contabilidade em muitos paises bemconceituados neste aspecto (como, por exemplo, o caso da Itália, considerado o berço da Contabilidade). Outro ponto fundamental a ser considerado é que a atual estrutura do ensino americano da Contabilidade tem sofrido severas criticas internas. Dois prestigiados documentos que abordam a necessidade de significativas mudanças no ensino da Contabilidade nos Estados Unidos (Comitê Bedford (08) e asseis maiores empresas de Auditoria (07)), parecem preferir uma revolução em vez de uma evolução na estrutura atual na formação dos Contadores. Dai, nossa preocupação em considerar simultaneamente ao estudo do estagio atual do ensino da Contabilidade nos Estados Unidos as reivindicações de mudanças, bem como avaliar as principais mudanças propostas. Assim, estamos considerando o que e o ensinoatualmente e o que deveria ser (conforme a opinião de alguns conceituados segmentos nos Estados Unidos), entendendo que esta abordagem dupla vem enriquecer sensivelmente este trabalho.

Abrangência do Trabalho

Entendemos que para melhor avaliar o Ensino da Contabilidade é fundamental conhecer o “ambiente” em que este ensino e desenvolvido. Dessa forma, entendemos nossas considerações para pontos queestão direta ou indiretamente afetando o ensino da contabilidade ou, ainda, situações que melhor explicam o atual estagio deste ensino.

Caderno de Estudos nº07, São Paulo, FIPECAFI – Outubro/1992

Aspectos do Ensino da Contabilidade nos Estados Unidos

2

Começamos o trabalho fazendo rápida análise do Sistema EducacIonal nos Estados Unidos, partindo do global e chegando no Departamentode Contabilidade. Uma visão do quadro atual do profissional contábil nesse pais também se fez necessária, considerando as exigências para o exercido da profissão ate o mercado de trabalho. Aspectos sobre o perfil do corpo docente, recursos disponíveis nas instituições de ensino, perfil dos estudantes e outros dados são considerados.

1.3

Fontes de Dados

Nosso “quartel general” foi oDepartamento de Contabilidade da Business School da Universidade de Kansas em Lawrerice, estado de Kansas, no centro dos Estados Unidos. Nosso trabalho foi desenvolvido com a ajuda dos professores da área contábil da divisão de Contabilidade da Universidade Kansas, onde estivemos sediados no período de agosto de 1990 a janeiro de 1992. Ainda que todos os professores contribuíssem, é digna de destaque...
tracking img