Aspectos da língua a partir do romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3
Aspectos da língua a partir
do Romantismo : o léxico


▪ No exame da língua literária do segundo período , que é o que realmente importa na afirmação da literatura brasileira com características próprias , serão considerados alguns aspectos do léxico , da frase e do discurso relatado.
▪ O léxico básico da língua comum aparece acrescido , na língua literária , de vocábulos mais ou menosmarginais – latinismos , arcaísmos, neologismos, tupinismos, estrangeirismo, regionalismos, vulgarismo- que se relacionam com o gênero da obra e com a assunto tratado , ou resultam das influências da época e do próprio gosto do autor.
▪ Alguns autores sentem necessidade de um léxico mais opulento, 9...0; outros utilizam , sem cuidados especiais de escolha , um léxico mais modesto e cediço,suficiente para expressar os fatos corriqueiros da vida que retratam (...). Temos ainda o caso de um Machado de Assis que, não se excedendo em termos poucos usuais , emprega as palavras comuns em combinações novas , com conotações originais e sugestivas , (...).



Latinismos




▪ Empréstimos tomados do latim , que começaram a incorporar-se na língua desde o século XV , são muitosexplicáveis pela formação já comentada dos autores da época. Eles conferiam ao estilo pompa , dignidade , nobreza , musicalidade e, também , muitas vezes , um tom afetado.
▪ Enquanto os românticos se deixavam seduzir pela pompa das palavras e os parnasianos procuravam os termos mais ajustados as idéias(les mots propres) , os simbolistas tomaram como princípio estético a musicalidade e a intensidadesugestiva dos vocábulos, dando assim um importância ainda maior à palavra como fator poético.



Arcaísmos


▪ Os arcaísmos se explicam pela formação literária dos escritores e também , especialmente no caso dos românticos ,pelo gosto da evocação do passado . Na obra de Gonçalves Dias são eles numerosos.(...).
▪ Também Machado de Assis (1839-1908) revela discreto pendor para osarcaísmos.(...)


Expressões populares


▪ Nos romances que aproveitam a língua do povo , seja da cidade , seja do sertão ou das fazendas , é difícil distinguir as expressões populares e os regionalismos dos arcaísmos , vistos tratar-se de forma ou expressões antigas que o povo conserva.
▪ As memória de um sargento de milícias (1853) , de Manuel Antônio de Almeida (1831-1861) , aproximam-se da línguafala pelo povo da cidade do Rio de Janeiro , na primeira metade do século passado. A obra é toda vazada numa linguagem viva , carregada de afetividade v, em que termos populares e locuções tradicionais aparecem abundantemente , tanto nos diálogos como no discurso do narrador.
▪ O cortiço ,de Aluísio Azevedo (1857-1913) , apresentando com realismo uma camada bem baixa da população do Rio deJaneiro , reproduz as conversas , discussões e brigas das numerosas personagens que integram o impressionante painel social.
▪ A linguagem de Aluísio Azevedo , bem mais crua a salpicada de termos vulgares que a dos outros autores do século XIX, começa uma transição para a liberdade a que se chegaria na literatura atual.



Regionalismos




▪ A linguagem aparece como um traçoimportante de certas obras que procuravam dar uma visão da vida brasileira em diferentes partes do País.(...).
▪ José de Alencar tem o mérito de ter sido o primeiro escritor a voltar a soa atenção de artistas para a linguagem dos pampas. Em Inocência (...) , Os regionalismos resultaram da observação pessoal , da real experiência do autor. (...).
▪ Entre os vários autores que se valeram da linguagemregional, com maior ou menor fidelidade e extensão , destacamos Manuel Oliveira Paiva (1861-1892) , autor de D. Guidinha do Poço.(...)
▪ A preocupação de Euclides da Cunha (1866-1909) coma linguagem não podia deixar de abranger o aproveitamento do léxico popular , sobretudo considerando-se que ele se ocupou do sertão e do sertanejo nordestino em todo o conjunto de suas características....
tracking img