“Aspectos da filosofia contemporânea”

Páginas: 2 (436 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
1-Como era o otimismo dos filósofos do século XIX com relação às ciências e as técnicas?

Essa concepção levou à idéia de progresso, de que os seres humanos, as sociedades, as ciências, as artes eas técnicas melhoram com o passar do tempo, acumulando conhecimento e práticas. Entusiasmados com as ciências e as técnicas a filosofia afirmava a confiança plena e total no saber cientifico e natecnologia para dominar e controlar a natureza, a sociedade e os indivíduos. Em decorrência do otimismo trazido pelas idéias de progresso, desenvolvimento técnico – científico, acreditavam em construiruma vida justa e feliz.

2- Por que no século XX desaparece esse otimismo?

A idéia de progresso passou a ser criticada por que serve como desculpa para legitimar o colonialismo eimperialismos. Passou a ser criticada também a idéia de progresso das ciências e das técnicas mostrando-se que em cada época histórica e para cada sociedade, os conhecimentos e as práticas possuem sentidos evalores próprios, e que tais valores desaparecem numa época seguinte ou são diferentes numa outra sociedade.

3- Explique a distinção feita pela escola de Frankfurt entre a razão instrumental e razãocritica.
A razão instrumental é o razão técnico – cientifica que faz das ciências e das técnicas não um meio de liberação dos seres humanos, mas um meio de intimidação, medo, terror e desespero.A razão crítica é aquela que analisa e interpreta os limites e os perigos do pensamento instrumental e afirma que as mudanças sociais, políticas e culturais só se realizarão verdadeiramente setiverem finalidade a emancipação do gênero humano e não das idéias de controle e domínio técnico – científico sobre a natureza, a sociedade e a cultura.

4- Qual a diferença entre os filósofos doséculo XIX e os do século XX quanto ao desaparecimento da Filosofia?

No século XIX, o otimismo cientifico e o técnico levou a filosofia a supor que, no futuro, só haveria ciências, e que todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspecto da filosofia contemporanea
  • Aspectos da filosofia contemporânea
  • Aspectos da filosofia contemporânea
  • Aspectos da Filosofia Contemporânea
  • aspectos da filosofia contemporanea
  • Aspectos da filosofia contemporânea
  • ASPECTO DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
  • Aspectos da filosofia contemporânea.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!