Aspectos conceituais e causas da ler e dort (lesão por esforço repetitivo/distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos conceituais e causas da LER e DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho)


Kleber e e-mail do autor
Pós-Graduação em PERÍCIAS MÉDICAS no INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO - IPOG




Resumo

Esta revisão bibliográfica busca descrever os aspectos conceituais e causas da LER e DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças OsteomuscularesRelacionadas com o Trabalho), que são afecções decorrentes das relações e da organização do trabalho existentes no moderno mundo do trabalho, onde as atividades são realizadas com movimentos repetitivos, com posturas prolongadas, trabalho muscular estático, conteúdo pobre das tarefas, monotonia, sobrecarga mental, associadas à ausência de controle sobre a execução das tarefas, ritmo intenso detrabalho, pressão por produção, relações conflituosas com as chefias e estímulo à competitividade exacerbada, bem como relacioná-los na sociedade moderna. Essa doença pode afetar homens e mulheres em plena fase produtiva (inclusive adolescentes), esta doença, conhecida como Doença da Modernidade, pois, nas suas relações de trabalho. O objetivo geral da presente pesquisa é descrever os aspectos conceituaise causais das LER e DORT com relação ao trabalho. A metodologia utilizada é uma breve revisão bibliográfica sobre os principais aspectos conceituais e causas das LER e DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas com o Trabalho), têm representado importante fração no conjunto dos adoecimentos relacionados com o trabalho, considerando a realidade do Brasil e de outrospaíses.
Palavras-chave: Lesões-esforços; Ler-dort; Trabalho.

1. Introdução


Esta pesquisa bibliografica busca levantar o conhecimento dos aspectos conceituais e causas da LER e DORT no decorrer da realização e desenvolvimento de suas atividades no cotidiano. A escolha da temática deu-se em função dos inúmeros casos de afastamentos do trabalho, sendo que a quase totalidade deles evoluempara incapacidade parcial, e, em muitos casos, para a incapacidade permanente, com aposentadoria por invalidez, não teve campo de estudo por se tratar de uma pesquisa bibliografica. Buscamos neste ambiente saber o que os profissionais, que desenvolvem suas atividades no cotidiano, conhecem a respeito de precauções para evitar acidentes de trabalho e ou doenças ocupacionais, o que entendem porsegurança e medicina do trabalho, às quais doenças ocupacionais pensam estarem sujeitos e a que tipos de acidentes de trabalho consideram-se expostos. Caracteriza-se por um quadro de dor crônica, sensação de formigamento, dormência, fadiga muscular (por alterações dos tendões, musculatura e nervos periféricos). É um processo de adoecimento insidioso, carregado de simbologias negativas sociais, e intensosofrimento psíquico: incertezas, medos, ansiedades e conflitos.
Acomete trabalhadores inseridos nos mais diversos ramos de atividade, com destaque para aqueles que estão nas linhas de montagem do setor metalúrgico, empresas do setor financeiro, de autopeças, da alimentação, de serviços e de processamento de dados. O caminho percorrido no trabalho é a apresentação do objeto em estudo e afundamentação bibliograficas forma um embasamento para análise dos dados, colhidos através de livros, revistas, artigos, teses com a finalidade de apreender o saber do trabalhador sobre a relação trabalho-saúde-doença. A instituição forneceu autorização formal para realização do estudo bibliografico como instrumento e o objetivo da pesquisa. O objetivo principal da pesquisa é descrever os aspectosconceituais e causais das LER e DORT com relação ao trabalho. A metodologia utilizada é uma breve revisão bibliográfica sobre os principais aspectos conceituais e causas das LER e DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas com o Trabalho), que tem apresentado entre as doenças ocupacionais vistas como um maiores motivos dos adoecimentos relacionados com o trabalho,...
tracking img