Aspectos 1940-1960

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
maria josé da silva santos

TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Caruaru-PE
2011
maria josé da silva santos






TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL





Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas interdisciplinar.
Professores: AdaryRosana Goes, Sérgio Goes Barbosa, Lisnéia Rampazzo, Márcia Bastos.
Trabalho Individual.



Caruaru-PE
2011
Trajetória do Serviço Social no Brasil

Reconstrução Histórica do Serviço Social e suas relações com as classes Sociais.
O serviço social é uma profissão com um belo desenvolvimento histórico, por muito tempo esteve à serviço da burguesia, no começo o serviço social tinhacaráter filantrópico, sem apresentar perfil profissional permanecer assim por bastante tempo.
Na metade da década de 30, a igreja começa a interferir politicamente na questão social, devido o desenvolvimento da classe operária. O Serviço Social surgiu nessa época por iniciativa de grupos sociais comandados pela classe feminina ligada a igreja católica, onde suas origens sociais eram a burguesia e aaristocracia agrárias na época formando assim a base social do movimento leigo.
A primeira escola do Serviço Social surgiu em 1936 no Estado de São Paulo durante a ditadura onde foi implantado o Estado Novo. O Estado desenvolve o reconhecimento das necessidades da classe operária e de seus interesses, onde a questão social passou a ser o principal alvo das contradições sociais. O Serviço Socialfuncionava dentro da Ação Social como alternativa à caridade e à repressão durante a república velha. O alvo principal do Serviço Social era a família operária, onde se tentava trabalhar nas famílias a edificação diante de sua “fraca formação moral”. O objetivo principal do movimento leigo era mostrar a classe operária que mesmo diante da burguesia que se julgava superior aos seus valores deveriamser enquadrados à ambas as classes. O Serviço Social teve papel importante durante o Estado Novo. A necessidade de criar o profissional do Serviço Social foi devido a crescente demanda das classes trabalhistas para suprir as necessidades da burguesia e do Estado de implantar um controle social diante do trabalhador assalariado podendo assim responder algumas de suas necessidades. O Serviço Socialfoi encaixado nas chamadas profissionais liberais.
A partir da década de 40 abre-se espaço para o campo de ação profissional organizando-se as relações capitalistas. No término da Guerra Mundial houve inúmeras mudanças nas áreas sociais, políticas e econômicas no país, com isso houve o vasto crescimento do serviço Social. A migração da Zona Rural para a Urbana intensifica o mercado de trabalhoque teve como conseqüência imediata, o crescimento desordenado das cidades, devido a crise no setor agrícola. A classe operária passou a sobreviver em precárias condições de saúde, habitação, higiene [...]. Foi através desse contexto que o operário passou a reivindicar seus direitos. No momento o Serviço Social tinha como objetivo impedir a luta dos trabalhadores que lutava por melhores condiçõesde trabalho e sobrevivência.
Entre 1943 a 1952 o salário mínimo não houve aumento, enquanto a inflação cresceu sem limites, diante disso o setor privado aumenta cada vez mais seus lucros. Através da humanização do Estado Capitalista foram criadas instituições como Sesi, Sesc, Senai, LBA e outras, onde são oferecidos benefícios indiretos aos trabalhadores produtivos visando atender em especialàqueles que não se encontram incluídos no mercado de trabalho. Diante do surgimento dessas instituições o Assistente Social passa a se comprometer com inúmeras funções ligadas aos recursos institucionais.
Na década de 60 incorporam-se as propostas de Paulo Freire que estão interligadas a Educação Popular e as experiências desenvolvidas pelo MEB (Movimento de Educação de Base). O Estado executa...
tracking img