ASPECTO TOXICOLÓGICO DO ALGODÃO-BRAVO (Ipomoea fistulosa)

890 palavras 4 páginas
Introdução
Dentre as espécies pertencentes à família das Convolvulaceae destacam-se as Ipomoeas, amplamente distribuídas por todo o mundo, bastante conhecidas e cultivadas devido ao aspecto ornamental que suas flores campanuladas e de cores vibrantes oferecem. É sabido, porém, que espécies de Ipomoeas são tóxicas. A Ipomoea carnea Jacq. subsp. Fistulosa é uma planta arbustiva, leitosa, pouco ramificada, de caules ocos, (Lorenzi, 1991). Esta planta propaga-se rapidamente, inclusive em condições climáticas adversas, devido à sua resistência às secas (Tirkey et al., 1987), sendo, portanto, encontrada em diversas regiões do Brasil, onde é conhecida popularmente como canudo, algodão-bravo, mata-cabra, campainha, algodão-do-pantanal, algodão-do-brejo, canudo-de-lagoa, mata-pinto, salsa-branca, campainha-de-canudo, capa-bode (Lorenzi, 1991; Tokarnia et al., 2000).

Aspecto Botânico
Espécie arbustiva com até 3 m de altura, folhas em forma de coração, inflorescência densa e em formato de funil e corola (flor) lilás.

Condições para ocorrência da Intoxicação
Seleção das plantas disponíveis, pasto sujo, fome e transporte.

Princípio Ativo
A I. carnea possui os alcalóides suainsonina e calesteginas como principais princípios ativos e, certamente, responsáveis pelos efeitos tóxicos da mesma. A suainsonina – 1,2,8-tri-hidroxi-octo-hidroindolizidina – é um alcalóide indolizidínico, potente inibidor da α-manosidase lisossômica e α-manosidase II do complexo de Golgi. A inibição da α-manosidase lisossômica provoca acúmulo de oligossacarídeos não processados adequadamente em lisossomos e perda da função celular seguida de morte da célula. A inibição da α-manosidase II provoca alterações na síntese, no processamento e no transporte de glicoproteínas, resultando em disfunção na adesão celular à moléculas, hormônios e vários receptores de membrana. A união destes efeitos resulta na constatação clínica de alterações endócrinas, reprodutivas, imunes, embriogenéticas e

Relacionados

  • planta tropicais
    60326 palavras | 242 páginas
  • Plantas medicinais
    128001 palavras | 513 páginas