Aspecto intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspecto Intelectual

É a capacidade de pensamento, raciocínio, refere-se a maneira como a pessoa conhece a si mesma, as coisas que a cerca e ao mundo.
O desenvolvimento mental acarreta aampliação dos horizontes, a criatura com o passar do tempo torna mais capaz de compreender o passado, o presente, e o futuro, a criança pequena só tem condições de viver o presente.
Há um aumento da capacidadede lidar com abstratos e símbolos.
A linguagem por volta dos 2 anos de idade a criança fala apenas 150 palavras, aos 7 anos a mesma pode usar aproximadamente 2.500 palavras, com o desenvolvimentotorna se cada vez mais complexa e rica em expressões e idéias.
Quanto mais nova é a criança sua capacidade de atenção e concentração em tarefas, ela se cansa mais facilmente e muda de atividade commais freqüência. A fantasia, os sonhos infantis não constituem fuga da realidade, mas são normais e necessários para o desenvolvimento da criança.
Não é necessariamente na infância que as pessoas têmmaiores possibilidades no campo da memória; a linguagem, as experiências, as percepções e a compreensão infantil estão longe de ter atingido o seu desenvolvimento Maximo. Na infância o raciocínio serámais ingênuo e egocêntrico.
Piaget entende o desenvolvimento como uma busca de equilíbrio superior, como um processo de equilibração constante.
Os principais períodos do desenvolvimento, segundoPiaget e as principais características da cada um.
0-2 anos Sensório-motor.
A atividade intelectual é de natureza sensorial e motora. A criança percebe o ambiente e age sobre ele, por isso éessencial a estimulação nos primeiros dias de vida. Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciado do restante do mundo físico. Desenvolvimento da inteligência.
2-7 anos Pré-operatórioDesenvolvimento da linguagem, a partir de 2 anos desenvolve-se mais rapidamente; com três conseqüências para a vida mental a) socialização da ação (atividades de faz de conta, desenhos, sonhos),...
tracking img