Aspecto comprarativos da evolucao das plantas

816 palavras 4 páginas
As Filicíneas são Traqueófitas que se disseminam apenas por esporos. Sendo vasculares são mais evoluídas que as Briófitas; no entanto, a ausência de uma semente torna-as menos evoluídas que umaGimnospérmica. Este facto também pode ser analisado atravé s das suas gerações esporófita e gametófita.
As plantas, porque possuem meiose pré-espórica, possuem alternância de gerações, logo umageração esporófita, diplóide, pois resulta da transformação de um ovo em esporos. A geração gametófita, como corresponde à transformação de esporos em gâmetas, coincide com a haploidia. Significa isto quequanto mais evoluída for a planta mais desenvolvida é a geração esporófita, logo a diplofase, o que leva à existência de um maior número de cromossomas, logo uma maior variabilidade genética e umamaior capacidade de adaptação ao meio.
A Filicínea, mais evoluída, já possui uma geração esporófita mais desenvolvida que a geração gametófita, sendo o esporófito e o gametófito nutricionalmenteindependentes. A Angiospérmica inverte a situação da Briófita, pois a geração esporófita é dominante em relação a uma reduzida geração gametófita, sendo o gametófito parasita do esporófito.As Filicíneas são Traqueófitas que se disseminam apenas por esporos. Sendo vasculares são mais evoluídas que as Briófitas; no entanto, a ausência de uma semente torna-as menos evoluídas que umaGimnospérmica. Este facto também pode ser analisado atravé s das suas gerações esporófita e gametófita.
As plantas, porque possuem meiose pré-espórica, possuem alternância de gerações, logo umageração esporófita, diplóide, pois resulta da transformação de um ovo em esporos. A geração gametófita, como corresponde à transformação de esporos em gâmetas, coincide com a haploidia. Significa isto quequanto mais evoluída for a planta mais desenvolvida é a geração esporófita, logo a diplofase, o que leva à existência de um maior número de cromossomas, logo uma maior variabilidade genética e umamaior

Relacionados