Asma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A asma é uma doença inflamatória crônica, que atinge as vias aéreas inferiores, como os bronquíolos e alvéolos pulmonares.
Cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 300 milhões de pessoas possuem asma, considerando esse um sério problema de saúde pública.
Os indivíduos portadores da doença são condicionados geneticamente e em exposição a vários estímulos, podemapresentar obstrução parcial ou totalmente reversível da via aérea afetada e limitação ao fluxo de ar, resultando nos sintomas característicos.
Ainda não se compreende inteiramente quais os fatores que determinam o aparecimento da asma. Sabe-se que ela não tem cura, mas tem controle e, segundo dados da OMS, com os conhecimentos atuais é possível controlar 95% dos casos da doença.
Existe nela umaampla margem de variação, cuja gravidade pode ser maior ou menor, de acordo com o tratamento medicamentoso, o controle ambiental e a educação do paciente e de seus familiares.
Baseando-se nesse conhecimento, pretende-se, com o presente projeto de pesquisa, descrever as principais características, causas e formas de tratamento da asma, para informar a população e melhorar a qualidade de vida dosasmáticos, diminuindo o índice de óbitos dessa doença.
No texto deste projeto, o leitor irá se deparar constantemente com o termo “hiper-responsividade das vias aéreas” (HRVA) e cabe aqui, uma definição do mesmo para impor maior clareza à argumentação. A HRVA é a resposta de contração das vias aéreas a um determinado estímulo, devido à sensibilidade excessiva a substâncias irritantes aopaciente.

2 OBJETIVO

2.1 OBJETIVO GERAL

Caracterizar a asma, descrevendo informações gerais das causas e da forma de tratamento para o conhecimento prévio da população.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Compreender como o controle ambiental pode afetar as crises asmáticas; entender como o tratamento medicamentoso interfere a doença; descrever as principais causas da asma; atenuar o uso demedicamentos tóxicos para alívio dos sintomas; melhorar a qualidade de vida de indivíduos asmáticos; conscientizar os pacientes e seus familiares sobre a doença e como agir no momento da crise.

3 JUSTIFICATIVA

Por ser uma doença crônica, que não tem cura e afetar boa parte da população, a asma é considerada um problema sério de saúde pública, e que teve nos últimos anos um aumento damortalidade provocada por ela, que poderia ser evitada se a família e paciente lidassem corretamente com a doença e seu tratamento, não os negando nem os supervalorizando.
O Brasil, por exemplo, atualmente ocupa o oitavo lugar em freqüência de asma no mundo. Segundo o que o médico pneumologista Bernardo Kiertsman disse em 2004, “se considerarmos que a prevalência da asma é em torno de 10% da populaçãogeral e que a população brasileira é em torno de 180 milhões de habitantes, é possível que existam cerca de 18 milhões de asmáticos no nosso país, e que nas hospitalizações notificadas haja em torno de 2500 mortes ou média de 6 por dia”.
O número de internações e óbitos poderia diminuir se a população conhecesse a doença, seus sintomas e segui-se sua forma de tratamento adequadamente, por isso énecessário que todos estejam cientes disso e assim ajudem a diminuir esses índices.

4 HIPÓTESE

O presente projeto de pesquisa propõe diminuir o número de óbitos causados pela asma; atenuar o uso de medicamentos broncodilatadores de toxidade grave para alívio e aconselhar sobre a higiene do ambiente físico do paciente.
A partir disso pretende-se melhorar a qualidade de vida das pessoasasmáticas, diminuindo os sintomas e o número de crises e internações.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

5.1 CONCEPÇÃO SOBRE ASMA

A palavra asma vem do grego “asthma”, que significa “sufocante”, “arquejante”. Essa doença recebe denominações diferentes como bronquite, bronquite asmática, bronquite alérgica, asma alérgica, asma brônquica, etc., mas que se tratam da mesma enfermidade e que tem o mesmo...
tracking img