Asma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO CLÍNICO

2.1 Geral
-Proporcionar um adequado tratamento ao paciente em crise asmática.
2.2 Específicos
-Descrever a fisiopatologia da asma;
- Discutir os medicamentos usados no tratamento da asma;
- Descrever os fatores de risco e medidas apropriadas para prevenção e tratamento da asma;
-Usar o processo de enfermagem como um referencial para o cuidado de pacientes comasma;
-Descrever os cuidados de enfermagem ao paciente em crise asmática.

4-PATOLOGIA:
A asma é um transtorno inflamatório crônico das vias aéreas no qual muitas células( mastócitos, eosinófilos e linfócitos T) desempenham um papel importante. Nas crianças susptveis, a inflamação causa episódios recorrentes de sibilo, falta de ar, rigidez torácica e tosse, principalmente a noite ou no começoda manhã. Esses episódios de asma são associados a limitação ou obstrução do fluxo de ar que é reversível espontaneamente ou com tratamento . A inflamação também causa um aumento na hiper-responsividade brônquica a uma variedade de estímulos .(National Asthma Education and Prevention Program, 2007).
A asma é classificada em quatro categorias com base nos sintomas indicadores da gravidade dadoença. Essas categorias são intermitentes, persistentes leves, persistentes moderadas e persistentes graves. A categoria intermitente tem menor numero de sintomas; os sintomas aumentam de frequência ou intensidade até a ultima categoria de gravidade de asma persistente grave. Essas categorias fornecem uma abordagem escalonada para o tratamento farmacológico,controle ambiental e intervençõeseducacionais necessárias para cada categoria.
.
Fisiopatologia
Existe um consenso geral de que a inflamação contribui para estimulação das vias aéreas na asma. Os mecanismos que contribuem para a inflamação da via aérea são múltiplos e envolvem diversas vias diferentes. É improvável que a asma seja causada apenas por uma célula ou por um único mediador inflamatório; em vez disso , parece que a asmaresulta de interações complexas entre células inflamatórias, mediadores e células de tecido presentes nas vias aéreas .(National Asthma Education and Prevention Program, 2007). Entretanto, o reconhecimento da importância da inflamação tornou o uso de agentes anti-inflamatórios um componente fundamental da terapia da asma.
Outros componentes importantes da asma são o broncoespasmo e a obstruçãobrônquica. Os mecanismos responsáveis pelos sintomas obstrutivos na asma incluem resposta inflamatória aos estímulos, edema das vias aéreas e acumulo e secreção de muco; e espasmo da musculatura lisa dos brônquios e bronquíolos, que reduz o calibre dos bronquíolos.
A broncoconstrição é uma reação normal a estímulos estranhos, mas nas crianças com asma ela é anormalmente intensa, produzindocomprometimento da função respiratória. A musculatura lisa disposta em feixes espirais ao redor das vias aéreas causa estreitamento e encurtamento da via aérea, que aumenta significativamente a resistência da via aérea ao fluxo de ar. O fluxo de ar é determinado pelo calibre da luz da via aérea, grau de edema da parede brônquica, produção de muco, contração da musculatura lisa e hipertrofia muscular. Como osbrônquios normalmente dilatam e alongam durante a inspiração e a constrição e encurtam a expiração, a dificuldade respiratória é mais pronunciada durante a fase expiratória da respiração.
O aumento da resistência da via aérea causa expiração forçada através da luz estreita. O volume de ar aprisionado nos pulmões aumenta a medida que as vias aéreas são funcionalmente fechadas em um ponto entre osalvéolos e os brônquios lobares. Esse aprisionamento de gás força o individuo a respirar em volumes pulmonares cada vez maiores. Consequentemente, a pessoa com asma luta para inspirar ar suficiente. Esse excesso de esforços para respirar causa fadiga , reduz a efetividade respiratória e aumenta o consumo de oxigênio. A medida que a gravidade da obstrução aumenta , há uma redução na ventilação...
tracking img