Asma ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Asma Ocupacional
Asma Ocupacional
Informações gerais
Definição
È uma doença do pulmão, caracterizada por crises de falta de ar (dispnéia), sibilos e tosse, causada por diferentes agentesexistentes nos locais de trabalho. Ocorre uma obstrução reversível das vias aéreas causada pela exposição a inalantes gasosos ou particulados. Os sintomas, em geral, decorrem de estreitamento excessivo dasvias aéreas produzido por espasmos da sua própria musculatura.
Causas, incidência e fatores de risco
Até o presente têm sido descritos mais de 250 agentes que causam asma ocupacional, destacando-se aspoeiras de madeiras, poeiras de grãos, pelos de animais, fungos e, certas substâncias químicas, especialmente os gases irritantes (cloro ou amônia) e os isocianatos. Os isocianatos são largamenteusados na indústria e são responsáveis pela forma mais comum da doença. São usados em fundição de metais, composição de substâncias plásticas e em tintas e vernizes. A exposição ocupacional aos agentescausadores de asma é mais importante entre os trabalhadores da indústria plástica, metalúrgica, de medicamentos e de detergentes, nas padarias, moinhos, granjas e silos de grãos, laboratoristas,carpinteiros, entre outros. Estima-se que a asma ocupacional represente até 20 por cento de todos os casos de asma nos países industrializados.
Sintomas
Em geral, os sintomas da asma ocupacional aparecemlogo depois da exposição ao agente causal (alergeno) e com freqüência melhoram ou desaparecem quando o trabalhador se afasta do ambiente de trabalho. Alguns trabalhadores podem experimentar um iniciotardio dos sintomas que surgem até doze horas após a exposição ao agente. Os sintomas pioram a medida que a semana de trabalho progride e melhoram durante o fim de semana ou nas férias.
Falta de ar(dispnéia)
Sibilos (sibilância)
Tosse crônica
Aperto no peito (desconforto)
Exames utilizados no diagnóstico
História clínica e ocupacional
Espirometria
Radiografia de tórax
Medidas de pico...
tracking img