Asma ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo Asma

Asma relacionada ao trabalho.
Work-related asthma.
Agnaldo José Lopes1, Pierre d´Almeida Telles Filho2, José Manoel Jansen3.

A asma relacionada ao trabalho é uma das principais doenças respiratórias ocupacionais em termos de prevalência. Sua fisiopatologia pode ter bases imunológicas ou não-imunológicas, podendo ser causada por, aproximadamente, 250 agentes distintos.Entretanto, com a introdução de milhares de novos agentes químicos dentro do ambiente de trabalho, a cada ano, a lista de agentes responsáveis pela doença, provavelmente continuará a aumentar. Antes de se definir o diagnóstico de asma relacionada ao trabalho, é necessário encontrar evidência fisiológica convincente para demonstrar a relação causa-efeito. Descritores: doenças ocupacionais; condições detrabalho; exposição ocupacional.

REsumo

Work-related asthma is one of the principal occupational respiratory diseases in terms of prevalence. The disease may have an immunologic or nonimmunologic basis and may be caused by approximately 250 disting agents. However with the introduction of thousands of new chemicals into workplaces each year, the list of responsible agents by disease is likelyto continue to grow. Convincing physiologic evidence that demonstrates a cause-and-effect relationship must be obtained before a definitive diagnosis of work-related asthma is made. Keywords: occupational diseases; working conditions; occupational exposure.

AbstRAct

IntRoDução Os pulmões estão amplamente expostos ao ar do ambiente, através de cerca de 75 metros quadrados de superfíciealveolar e 500 metros quadrados de superfície brônquica. A cada movimento respiratório, várias centenas de mililitros de ar transitam entre o ar atmosférico e os alvéolos, possibilitando-se que partículas, gases e microrganismos possam atingir as vias aéreas. Assim, são numerosas as situações em que o ambiente de trabalho pode causar danos ao sistema respiratório, não se conseguindo ainda reconhecê-lasadequadamente, na sua plenitude.

Atualmente, a asma relacionada ao trabalho (ART) é a doença respiratória associada ao trabalho de maior prevalência em países desenvolvidos, afetando preferencialmente adultos jovens, em idade produtiva, com importantes implicações socioeconômicas. Até o momento, cerca de 250 diferentes agentes já foram relatados como potenciais desencadeantes de ART. A quasetotalidade destes não foi confirmada por testes de broncoprovocação específica, sendo inferido seu papel como desencadeante a partir de questionários e provas funcionais; desta forma, justifica-se a investigação de ART sempre

1. Chefe do Setor de Provas de Função Respiratória do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2. Médico pneumologista. Chefe doServiço de Medicina Interna do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro. 3. Professor titular da Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro titular da Academia Nacional de Medicina. Trabalho realizado na Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Não existe conflito deinteresse. Endereço para correspondência: Agnaldo José Lopes. Rua José do Patrocínio, 290/405, Grajaú, CEP: 20560-160, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Tel: (+ 55 21) 2576-2030; e-mail: phel.lop@uol.com.br.

S34

Pulmão RJ 2008; Supl 1:S34-S37

Lopes AJ, telles Filho PA, Jansen Jm . Asma relacionada ao trabalho

que ocorrer o aparecimento de asma na idade adulta ou agravamento de asma pré-existente, eo indivíduo atuar em uma ocupação na qual existam potenciais desencadeantes da doença.1 DEFInIção E cLAssIFIcAção A ART pode ser dividida em duas categorias: a asma causada pelo trabalho (asma ocupacional – AO, propriamente dita) e aquela agravada pelo trabalho.2 A definição mais citada de AO é “obstrução reversível ao fluxo aéreo e/ou hiper-reatividade brônquica (HRB) devida a causas e...
tracking img