Asma bronquica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ASMA

Asma -> é um D.I.C (doença inflamatória crônica que afeta as vias aéreas inferiores (brônquios, bronquíolos e alvéolos).

Essa doença inflamatória é caracterizada por umahiper-responsividade brônquica, ou seja, um brônquio respondendo de forma exagerada. Se uma pessoa normal respira alguma coisa irritante o brônquio se contrai, porém no asmático essa resposta é exagerada, eladesenvolve uma crise. Essa resposta exagerada acontece porque o asmático tem um processo inflamatório crônico das vias aéreas.

A resposta então exagerada é uma bronquioconstrição. Além disso, na asmatem edema de mucosa e hipersecreção de muco, o que dificulta a passagem de oxigênio durante as trocas gasosas.

Então:
A hiperresponsividade brônquica decorrente de uma inflamação crônica écaracterizada por bronquioconstrição, edema de mucosa e hipersecreção.

FISIOPATOLOGIA

Se a pessoa é alérgica, o primeiro contato com um alérgeno (antígeno – pó, pólen, perfumes, etc.) o organismo formaanti-corpos (IgA, IgB, igG, igE). O asmático quando entra em contato com o alérgeno forma IgE. A IgE sensibiliza mastócitos (mastócito sensibilizado é mastócito ligado a IgE). Os mastócitos liberamhistaminas e leucotrienos.
Quando há segunda exposição os antígenos se ligam ao anti-corpo (que PE ligado ao mastócito). Então quando no segundo contato o antígeno se ligar a IgE e essa IgE está ligadaao mastócito vai fazer o mastócito liberar a histamina e os leucotrienos (C4, D4 e B4).
Os leucócitos C4 e D4 fazem bronquioconstrição, edema de mucosa e hipersecreção (ou seja, causa crise deasma). Já o B4 faz a quimiotaxia de iosinófilos (os eosinófilos saem do sangue e vem para o pulmão) e estes desenvolvem uma crise tardia de asma.

Duas substâncias que tem que combater na asma:
IgE-> sensibiliza mastócitos
C4 e D4 -> asma
B4 -> Quimiotaxia de eosinófilos

*O diagnóstico é feito com exames laboratoriais dosando IgE no sangue e hemograma com eosinófilos.

Três...
tracking img