Aslfato Borracha (polimeros) - Projeto de Pesquisa

1642 palavras 7 páginas
SUMÁRIO

ASSUNTO: POLÍMEROS (BORRACHA) 2
JUSTIFICATIVA 3
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
HIPÓTESES 5
OBJETIVOS 6
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO 9
CRONOGRAMA 10
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 11

ASSUNTO: POLÍMEROS (BORRACHA)
TEMA: Uso da Borracha de Pneu na Pavimentação.

JUSTIFICATIVA
Propomos o asfalto borracha como um promissor destino para os pneus velhos, parte importante dos resíduos sólidos que poluem o ambiente.
Os pneus são produtos de degradação lenta e, quando abandonados em locais impróprios, oferecem riscos à saúde pública e danos ao meio ambiente, pois podem liberar substâncias tóxicas na atmosfera, transformarem-se em criadouros de mosquitos transmissores de doenças, entre outros fatores.
Quando um pneu é incinerado, a energia incorporada é perdida e há a emissão de CO2. Uma tonelada de pneu picotado emite 2,7 toneladas de CO2 quando incinerada. Quando um pneu é picotado e misturado na pavimentação asfáltica, toda a energia incorporada é retirada do sistema e não há emissão de CO2.
Estima-se que cada quilometro pavimentado com asfalto borracha, consuma em media 1000 pneus.
A aplicação do asfalto borracha possui grandes vantagens com relação ao asfalto convencional tais como maior viscosidade, elasticidade, menos sensível a variações extremas de temperaturas, maior resistência à luz solar (raios UV), envelhecimento mais lento por oxidação do cimento asfáltico de petróleo, retarda a reflexão de trinca e maior poder impermeabilizante.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Analisando o descarte de pneus, em lixões e até mesmo em rios, a questão da consciência ecológica se torna muito mais criteriosa, a ponto de destinarmos os pneus sucateados a meios que envolvem desenvolvimento econômico, para tanto a sociedade em geral ainda busca aperfeiçoar as formas de descarte dessa borracha. No entanto pergunta-se: “Quais os benefícios da incorporação de borracha de pneus em pavimentos asfálticos?”.

Relacionados

  • edificações
    7720 palavras | 31 páginas