Ask for energy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISÃO – HISTÓRIA DE ROMA
1. “Os arqueólogos encontraram vestígios de cabanas dos primeiros moradores de Roma e alguns aspectos das lendas puderam ser comprovados” (FUNARI, Grécia e Roma, p.81). Os romanos produziram narrativas lendárias, procurando estabelecer o marco originário de sua formação histórica. Dentre essas narrativas, Roma teria sido fundada por Rômulo no século VIII a.C.Comente essa lenda.
2. É possível identificar na estrutura social romana no período da República a existência de três divisões sociais. Indique e caracterize estas divisões.
3. Funari (Gréciae Roma) destaca que nos anos iniciais a República romana era essencialmente aristocrática, por isso, em vários momentos os Plebeus se revoltaram para conquistar direitos na política romana.Caracterize alguns direitos conquistados pelos plebeus durante a evolução do regime republicano.
4. “O Império foi herdeiro de uma expansão multissecular de Roma. Durante o período republicano, Romadera início ao seu Imperialismo” (FUNARI, Grécia e Roma, p. 90). Do período de sua fundação em 753 a.C. Roma era uma pequena cidade-Estado e, após a expansão territorial no período republicano setornou centro de um poderoso Império. Explique nesse contexto o que foram as guerras púnicas e, caracterize em porção territorial os domínios do Império romano.
5. Após as guerras de conquistas,Roma de uma pequena cidade-Estado fundada por Rômulo segundo a lenda, se tornou um dos maiores territórios e Impérios de todos os tempos. Sobre as conseqüências das guerras para o povo romano foicriada a “Política do pão e circo” (FUNARI, Grécia e Roma, p. 114), explique o que era essa política e o contexto de sua criação.
6. “Os cristãos realizavam seus cultos secretos, viviam empequenos grupos e foram, nos primeiros tempos, tomados por bruxos e feiticeiros...” (FUNARI, Grécia e Roma, p. 130). Quais são os motivos que explicam as perseguições romanas em relação aos...
tracking img