Asia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
12/06/2011

Veja opções de linha de crédito para reforma

Folha de S.Paulo

Não é só quem compra imóvel que tem direito a financiamentos com linhas especiais. Os bancos têmcrédito específico para construção e reforma, que permite parcelar a compra de material, de itens de decoração e até a contratação de mão de obra.

As opções vão desde crédito parapequenas compras, a partir de R$ 70, até o valor de 50% de avaliação do imóvel. As taxas variam de 5% ao ano até 2,86% ao mês, com prazos de 12 a 180 meses.

Além de comparar ataxa de juros cobrada, o comprador deve estar atento ao modo como poderá usar a grana emprestada. Em alguns casos, o contratante pode distribuir o uso do montante conforme suanecessidade, como ocorre nas linhas do Bradesco e do Santander. Em outros, o dinheiro tem prazo para ser usado e só pode ser gasto em lojas conveniadas com o serviço --caso do Construcardda Caixa Econômica Federal.

O Itaú também oferece um cartão para construção desde abril. A diferença é que ele pode ser usado em qualquer loja do ramo que aceite a bandeiraMastercard, até para compra de itens de decoração.

O principal desafio em reformas é cumprir o orçamento. A dificuldade costuma vir de planejamento incompleto e mudanças durante aobra. "Considere uma margem de eventualidade de 10% a 15% no valor previsto", sugere o arquiteto Fabio Christe.

Ter fundo de reserva é especialmente importante quando a renda jáestá comprometida com o financiamento do material. "O senso comum de que 'reforma sempre dobra de valor e tempo' ocorre quando não se cumpre planejamento ou quando não existe projetoacordado entre as partes", afirma o consultor financeiro Fabiano Calil. Dentro do plano de obra devem estar orçamento, tempo de duração do projeto e finalidade do financiamento.
tracking img