Asfixia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Asfixia em geral
ASFIXIA EM GERAL
Asfixia é a síndrome caracterizada pelos efeitos da ausência do oxigênio no ar respirável por impedimento mecânico de causa fortuita, violenta e externa em circunstâncias as mais variadas. Ou a perturbação oriunda da privação, completa ou incompleta, rápida ou lenta, externa ou interna, do oxigênio.
Na respiração normal, exige-se um ambiente externo contendoar respirável, com oxigênio em quantidade aproximada de 21 por cento, orifícios e vias aéreas permeáveis, elasticidade do tórax, expansão pulmonar, circulação sangüínea normal e volume circulatório em quantidade e qualidade suficientes para transportar oxigênio aos tecidos.
FISIOPATOLOGIA E SINTOMATOLOGIA
A asfixia compreende duas fases:
Fase de irritação à formada por 2 períodos: o da dispnéiarespiratória (consciência dura cerca de um minuto), e o de dispnéia expiratória (inconsciência, perturbações da sensibilidade e convulsões tônico-clônicas) dura cerca de três minutos.
Fase de esgotamento apresenta um período inicial ou de morte aparente e outro terminal.
CARACTERÍSTICAS DAS AFIXIAS MECÂNICAS EM GERAL
Existem sinais característicos, porém nenhum é constante e, muito menos,patognomônico.
Dividem-se em:
Sinais externos:
Manchas de Hipóstase
Cianose da face
Equimoses da pele e da mucosas
Sinais internos
Equimoses viscerais
Sangue escuro e líquido (exceções da morte por monóxido de carbono)
Congestão polivisceral (principalmente fígado e mesentério)
Distensão e edema do pulmões
CLASSIFICAÇÃO
Asfixias puras à manifestadas pela anoxemia e hipercapnéia:Asfixia em ambientes por gases irrespiráveis:
a.1) Confinamento
a.2) Asfixia por monóxido de carbono
a.3) Asfixia por outros vícios de ambiente
Obstaculação à penetração do ar nas vias respiratórias:
b.1) Sufocação direta
b.2) Sufocação indireta
Afogamento
Soterramento
Asfixias Complexas à Constrição das vias respiratórias com anoxemia e excesso de gás carbônico, interrupção porcompressão dos elementos nervosos do pescoço:
Enforcamento
Estrangulamento
Asfixias Mistas à Em que se confundem e se superpõem em graus variados, os fenômenos circulatórios respiratórios e nervosos (esganadura)
ESTUDO ESPECÍFICO DAS ASFIXIAS MECÂNICAS
Asfixia por confinamento
O confinamento é caracterizado pela permanência do indivíduo em um ambiente restrito ou fechado, sem condições derenovação do ar respirável, sendo consumido o oxigênio pouco a pouco e o gás carbônico acumulado gradativamente.
Na maioria das vezes é acidental, podendo, no entanto, ser homicida ou suicida.
Asfixia por monóxido de carbono
A ação do monóxido de carbono fixando-se na hemoglobina dos glóbulos vermelhos impede o fenômeno da hematose, verifica-se então um forma de asfixia em nível tissular.
A asfixiapor monóxido de carbono é mais constante como forma de suicídio e, mais raramente, acidental ou homicida.
Nesse tipo de morte, encontram-se vários sinais de grande valor, tais como a rigidez precoce, tonalidade rósea da face, manchas de hipóstases claras, pulmões de tom carmim, sangue fluido e róseo, putrefação tardia e, finalmente, os comemorativos da morte.
Usam-se vários processos nadeterminação do gás carbônico, tais como: Prova de Katayama, Provas de Liebmanm, Prova de Ztockes e ainda pode-se utilizar a espectrocopia.
Obs. – O monóxido de carbono pode penetrar no sangue depois da morte, e isso deverá ser levado em conta para afastar possíveis causas de erro. Para prevenir-se, basta recolher o sangue do coração, dos grandes vasos ou das vísceras.
Sufocação
É produzida peloimpedimento da passagem de ar respirável por meio direto ou indireto de obstrução
Direto à oclusão dos orifícios ou dos condutos respiratórios. Existem as seguintes modalidades: Sufocação da boca e das foças nasais e sufocação direta por oclusão das vias respiratórias.
Indireta à compressão, em grau suficiente do tórax e abdome que impede os movimentos respiratórios. É sempre acidental ou...
tracking img