Asfhisag

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
pH’s – semana 26 – 3º ano do Ensino Médio Biologia
pH nº 26
Nome: Ano: 3º
Colégio

Não deixe de usar a monitoria pela Internet!
1) (UEL) Analise a figura a seguir:

a)
(NEVES, D. P. et. al. Parasitologia humana. São Paulo Atheneu, 2005. p. 18.)

b)

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir: c) I. Epidemia se caracteriza por uma elevaçãoprogressiva, inesperada e descontrolada do número de casos de doenças durante um período numa população, ultrapassando os valores endêmicos ou esperados. II. Epidemias são endemias que ocorrem ao mesmo tempo em vários países. A peste bubônica, na Idade Média, e a gripe espanhola, no início do século XX, são exemplos de epidemias que ocorreram ao longo da história da humanidade. III. Endemia é definidacomo a presença de uma doença em uma população de determinada área geográfica, ou refere-se à prevalência usual de uma doença em um grupo populacional ou em uma área geográfica. IV. A extensão geográfica de uma epidemia pode ser restrita a um bairro ou atingir uma cidade, um estado ou um país, podendo se estender por horas, no caso das infecções alimentares, ou semanas, nos casos de gripes, ou váriosanos, no caso da AIDS. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas: a) b) c) d) e) I e II. II e IV. III e IV. I, II e III. I, III e IV. d)

e)

3) (UFPEL) “Uma doença que vence o tempo amarra a Pelotas do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX. Após causar a morte de milhares de pessoas entre 1890 e 1930, a tuberculose ainda contamina e preocupa asautoridades médicas. A enfermidade atinge de 15 a 30 pessoas por mês na cidade. A Aids contribuiu para o retorno, com força, da tuberculose. O Brasil já registra casos de tuberculose multirresistente, em que o variante do micro-organismo patogênico não é sensível aos medicamentos habituais.”
(Diário Popular, 03/09/2006 [adapt.].)

Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas: I. Aresistência que alguns bacilos da tuberculose têm apresentado deve-se principalmente à variação genética deste organismo, originária principalmente pela troca de DNA entre bactérias no processo de reprodução por divisão binária. II. Para combater a tuberculose utilizam-se medidas como a imunização, através da vacina BCG – anticorpos contra o bacilo de Koch injetados nas pessoas –, além da higiene esaneamento.

2) (UNIFESP) Observe o gráfico e assinale a alternativa que contém legendas que explicam corretamente as diferenças observadas.

1

Biologia
pH nº 26
Ano: 3º
III. A tuberculose é causada por uma bactéria – seres unicelulares procarióticos – que se instala preferencialmente nos pulmões, podendo, entretanto, afetar outros órgãos. IV. A Aids contribui para o aumento dos casos detuberculose, pois o vírus HIV ataca os linfócitos – células responsáveis pela defesa imunitária do organismo –, facilitando a infecção por agentes causadores de doenças oportunistas, como a tuberculose. Estão corretas as afirmativas: a) b) c) d) e) III e IV. I e II. II e IV. I e III. II e III.

Colégio
entre cinco espécies de anfíbios. As espécies Phyllobates terribilis e Epipedobates tricolorapresentam alcaloides, enquanto a espécie Rana palmipes não possui este tipo de substância.

4) (UERJ) Algumas doenças infectocontagiosas provocadas por vírus ou bactérias têm causado epidemias em grandes centros urbanos brasileiros, especialmente no verão, estação que normalmente apresenta o maior índice de chuvas. Cite duas doenças com essas características. Para cada uma delas, descreva osmecanismos de transmissão envolvidos e aponte uma medida preventiva e viável de controle epidêmico.

Identifique qual das duas espécies, A ou B, deveria ser estudada primeiro pelos cientistas na busca por alcaloides de interesse farmacológico. Justifique sua resposta.

5) (UFF) “O cinegrafista alemão que retornou ao seu país, vindo da África com uma grave doença infecciosa, morreu no dia 6 de...
tracking img