Asfalto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB
INSTITUTO CEUB DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO – ICPD
PEDRO ARRUDA DE OLIVEIRA







TÉCNICO EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCILASFALTO









Brasília, 2012


O Asfalto é um material da natureza muito antigo usado desde os inícios da civilização. Era chamado de betume e era usadocomo cimento para tampar vazamentos que ocorriam em reservatórios, hoje ele é usado para pavimentar rodovias e estradas.
De acordo com a ABEDA- Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras deAsfaltos, “o asfalto é um material de cor escura e consistência sólida ou semi-sólida composto de mistura de hidrocarbonetos pesados onde os constituintes predominantes são os betumes, incluindo osmateriais betuminosos”.
As duas funções mais importantes exercidas pelo asfalto na pavimentação definidas pelo IPB são:
- Função Aglutinadora: a função aglutinadora proporciona uma íntima ligação comos agregados capaz de resistir à ação mecânica de desagregação produzida pelas cargas dos veículos.
- Função Impermeabilizadora: a função impermeabilizadora garante ao revestimento vedação eficazcontra a penetração da água proveniente de chuvas, evitando danos à estrutura do pavimento. IBP acrescenta ainda que nenhum outro material garante melhor do que o asfalto a realização econômica esimultânea dessas funções.

Deriva-se da natureza ou do petróleo. Quando deriva da natureza é chamado de Asfalto Natural (AN), quando deriva do petróleo é chamado de Asfalto de Petróleo (AP).
AsfaltoNatural (AN): ocorre quando o petróleo nasce na superfície da terra sofrendo destilação natural sendo retirados pela natureza os gases e óleos transformando-o em um resíduo muito duro que é chamado deasfalto natural.
Asfalto de Petróleo (AP): feito com resíduos da destilação do petróleo, mais abundante e com custo mais barato. Nas torres de destilação, a parcela mais pesada do petróleo produz...
tracking img