Asfalto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Tipos de Asfalto Ecológico
1.1 Asfalto Ecológico
1.2 Asfalto
1.3 Asfaltos de Borracha
1.4 Asfalto Oxidado
1.5 Asfalto Elastómérico
1.6 Asfalto catalítico
1.7 Asfalto modificado com adição de polímeros
1.8 Asfalto Plastoméricos
1.9 Asfalto modificado sem adição de polímeros
1.10 Asfalto oxidado
1.11 Asfaltopara impermeabilização
1.12 Asfalto policondensado
1.13 Emulsão asfáltica
1.14 Solução asfáltica elastomérica

































INTRODUÇÃO


O asfalto é um dos mais antigos materiais presentes na natureza, tendo encontrado utilização desde o início da civilização. Ele é constituído de uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, aromáticos enaftênicos, com pequenas quantidades de ácidos orgânicos, bases e componentes heterocíclicos contendo oxigênio, nitrogênio, enxofre e quantidades traço de metais, principalmente o vanádio e o níquel. O ligante asfáltico é um material viscoelástico que apresenta grande capacidade adesiva e resistência à ação da água. (Seu baixo custo, grande disponibilidade e propriedades têm feito o seu uso extensivoem muitas aplicações, principalmente na construção e manutenção de estradas, INSTITUTO DO ASFALTO, 2002). Com o propósito de melhorar as propriedades do asfalto, ele é freqüentemente misturado com polímeros, que são macromoléculas formadas de unidades estruturais menores (YILDIRIM, 2007). Sua modificação pela adição de polímero produz um novo material denominado asfalto polimérico (PMA),constituindo um material de elevado comportamento visco elástico. De acordo com POLLACO et al. (2005) o polímero adicionado pode elevar as propriedades do ligante e permitir a construção de estradas seguras, reduzindo, também, custos com manutenção. Nesta pesquisa um resíduo industrial polimérico foi incorporado ao cimento asfáltico de petróleo visando elevar suas propriedades visco elásticas, tornando-omais resistente as cargas de tráfego, e resolvendo um sério problema ambiental relacionado à deposição deste resíduo.




























Tipos de Asfalto
Asfalto Ecológico

O Micro Revestimento Asfáltico é um tratamento de superfície econômico e de rápida execução. Confere ao pavimento uma superfície de textura e coloração homogênea de alta durabilidade egrande coeficiente de atrito. Pode ser aplicado em uma fina camada, com rápida ruptura, garantindo a abertura do tráfego em apenas uma hora. O Micro Revestimento Asfáltico é um sistema ecologicamente correto: por ser frio, economiza energia e ainda pode ser reciclado no futuro.
Christopher Williams criou o asfalto ecológico. A idéia consiste em extrair óleo de plantas, talos de milho, resíduos demadeira e outros componentes do tipo, até que descartasse-se a possibilidade de utilização de óleo vindo do petróleo. O processo produz um líquido bio-óleo que pode ser usado para a fabricação de combustíveis, produtos químicos e de asfalto. Para fabricar esta matéria foi retirada terra preta em solo indígena encontrada na Amazônia central, que é usada para enriquecer os solos e remover gasesestufas na atmosfera.


Asfalto de Borracha
O Asfalto-borracha é um asfalto modificado por borracha moída de pneus. Além de ser uma forma nobre de dar destino aos pneus inservíveis, resolvendo um grande problema ecológico, o uso de borracha moída de pneus no asfalto melhora em muito as propriedades e o desempenho do revestimento asfáltico.
Como aplicar?
O Asfalto-borracha é aplicado porequipamentos convencionais de pavimentação.
Onde aplicar?
É recomendado para aplicações que requeiram do ligante asfáltico um desempenho superior, alta elasticidade e resistência ao envelhecimento, tais como revestimentos drenantes, SMA (Stone Mastic Asphalt), camadas intermediárias de absorção de tensões, camadas anti-reflexão de trincas e outras.
Vantagens:
- Alta elasticidade;
- Alta resistência...
tracking img