Aser na medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais Aplicações do Laser
 
 
O Vasculight
 
 
É o mais moderno equipamento para tratamento de varizes através do laser. É um método não-invasivo, não tem necessidade de internação e anestesia, é um processo rápido, seguro e altamente eficaz. Esta tecnologia a laser para tratamento de vasos, chamado Vasculight®, trata praticamente todos os tipos de varizes, sejam elas profundas ousuperficiais. Trata o problema

O Vasculight
 
           Acabar com as varizes agora é uma questão de poucos minutos, já que as sessões duram entre cinco e dez minutos, com retorno às atividades imediatamente após o tratamento. Este aparelho, lançado há pouco mais de um ano nos Estados Unidos, tem se tornado uma “coqueluche” nesta área de tratamento vascular. Sem necessitar de exames prévios erepouso após as sessões, esta nova técnica, já consagrada internacionalmente, vem se mostrando como uma alternativa extremamente eficaz no combate a este mal, o qual assola a grande totalidade das mulheres.
         O laser vem sendo usado para tratamento de micro varizes há mais de dez anos. Inicialmente os aparelhos deixavam manchas, sendo que os aparelhos mais recentes tratavam, mas osresultados eram demorados. O Vasculight veio para resolver a questão da rapidez e da eficiência, sem que as desagradáveis manchas ficassem como lembrança do tratamento.
                                           
 
 

A luz do Laser atuando em uma veia varicosa
 
 
         As ondas de laser emitidas pelo Vasculight penetram através da pele sem danificá-la, chegando até as veias, que apósreceberem esta energia, sofrem um aquecimento localizado, que como conseqüência “fervem” o sangue do vaso acometido pelo processo varicoso, provocando uma grande reação deste vaso, que é destruído e que vai ser absorvido pelo próprio organismo. E todo este processo de aplicação do Vasculight não impede que esta paciente saia da clínica e possa retornar ao trabalho, viajar, comparecer a um compromisso ouqualquer outra atividade.
 
 
 
 

OFTALMOLOGIA
 
 
               Foi a partir da década de 50 que o laser começou a ser utilizado pela medicina. Sua primeira aplicação ocorreu na área de oftalmologia. Nos anos 60, a empresa Zeiss Optical Company construiu o primeiro laser foto coagulador de Xenônio, que emitia luz branca. Utiliza-se, nesse caso, basicamente seis tipos de laser, quesão: Rubi, Argônio, Xenônio, Criptônio, Nd/YAG e Excimer. Eles liberaram uma certa potência durante curtos espaços de tempo e exibem um ponto de luz entre 50 e 2000 n m.
              Na área de oftalmologia é necessário trabalhar com várias freqüências de lasers, pois cada tipo de célula absorve melhor uma determinada freqüência, em detrimento das demais. Os lasers são usados na foto coagulação devasos sangüíneos em tratamentos de tumores, em cirurgias oculares, em alguns tipos de cataratas, glaucomas, e úlceras da córnea.
              Nas cirurgias oculares, do descolamento de retina, utiliza-se a foto coagulação. Para tanto, utiliza-se um laser a Rubi, cujo feixe é concentrado e dirigido para o interior do olho, de forma a passar através da pupila sem tocar a íris, que, de outramaneira, seria danificada. O feixe queima uma área muito restrita da retina, e a coagulação do sangue prende-a na parte interna do bulbo ocular. (Figura 2)
 

A luz do Laser atingindo a retina
             As operações feitas com os lasers de Argônio, Criptônio, Nd/YAG são realizadas através de microscópio para onde o raio é levado através de fibras ópticas. Esse método prevê várias proteções, tantopara o paciente quanto para o médico. Por exemplo, costuma-se incluir um filtro no microscópio, com a finalidade de proteger o médico contra qualquer reflexão vinda dos próprios olhos do paciente. Além disso, faz-se com que o laser se desligue automaticamente caso ocorra uma variação de intensidade de luz não especificada pelo médico.
             Todos esses lasers (Rubi, Nd/YAG, Argônio e...
tracking img