Asdsdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
COLEGIADO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS

ENGENHARIA BIOTECNOLÓGICA E QUÍMICA AMBIENTAL

QUÍMICA GERAL PRÁTICA

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E DENSIDADE DOS LÍQUIDOS

Flávia Alessandra Mota Alves
Isabela Silva dos Santo
João Paulo Rosa Costa
Luiz Paulo Martins de Souza

PROFESSOR: TIAGO DIAS

Gurupi, 31 de janeiro de 2013.

INTRODUÇÃO

ADensidade é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume. Sendo assim, para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa divididapelo volume.
Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta, por sua vez, é maior que a dos gases. Este fato pode ser explicado pela quantidade de massa em um pequeno volume, como é o caso dos sólidos, que contém uma consistência muito alta o que resulta em uma densidade maior. As moléculas dos sólidos são muito unidas umas às outras, o que não ocorre nos líquidos egases.
A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume, podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).(1)

Média, variância e desvio padrão
Para resumir dados quantitativos aproximadamente simétricos, é usual calculara média aritmética como uma medida de locação. Se  são os valores dos dados, então podemos escrever a média como

onde ` ' e frequentemente é simplificada para  ou até mesmo  que significa `adicione todos os valores de '.
A variância é definida como o `desvio quadrático médio da média' e é calculada de uma amostra de dados como

A segunda versão é mais fácil de ser calculada, embora muitas calculadorastêm funções prontas para o cálculo de variâncias, e é raro ter que realisar todos os passos manualmente. Comumente as calculadoras fornecerão a raiz quadrada da variância, o desvio padrão, i.e. 

a qual é medida nas mesmas unidades dos dados originais.
Uma informção útil é que para qualquer conjunto de dados, pelo menos 75% deles fica dentro de uma distância de 2 desvio padrão da média, i.e.entre  e .(2)

OBJETIVO
O experimento teve como objetivo calcular a densidade da água destilada, do álcool e da acetona assim como a média das suas massas, a variância, o desvio padrão, a precisão e a exatidão.

MATERIAIS E MÉTODOS
1. Materiais utilizados
* Balão volumétrico (100mL)
* Béquer
* Conta gotas
* Balança
* Pipetas

2. Reagentes utilizados
* Água destilada* Acetona
* Álcool

3. Procedimento experimental

* A prática consistia em colocar uma devida quantidade da solução de água destilada no balão volumétrico previamente pesado e identificado com o nome do reagente até o menisco. O mesmo procedimento era realizado com o álcool e a acetona.
* Após a pesagem do líquido, era calculada a diferença entre a massa do balão volumétrico ea massa de água depositada no mesmo para obter-se a quantidade exata do líquido.
* Para haver maior precisão, o procedimento foi realizado três vezes.
* A temperatura adotada pelo professor para a o experimento foi de 24ºC.
* Sabendo o volume do balão volumétrico (100mL), calculava-se a densidade de cada líquido na fórmula d=m/v.
* Após encontrar a densidade, era calculada a médiados resultados das massas obtidas, a Variância, o Desvio Padrão, a Precisão e a Exatidão.


         | |
| |
RESULTADOS E DISCUSSÃO

* ÁGUA DESTILADA
Primeiramente, calculou-se a diferença entre a massa do balão volumétrico com água e a massa apenas do balão volumétrico no procedimento repetido três vezes:

1ª) 166,708g - 67,182g = 99,526g
2ª) 166,677g - 67,182g =...
tracking img