asdsa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
dasdasds
sfhiashfa
aisfhiaosfha
aisfhaisohf
aiashfiasjrp
hiof
PATO BRANCO 2010

1. INTRODUÇÃO

Nesta prática, tínhamos o objetivo de estabelecer relações do período de oscilação em umpêndulo simples, e em um sistema massa-mola.

2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Por fenômeno oscilatório estamos considerando tudo aquilo que se move em dois sentidos de forma alternada em torno de umaposição de equilíbrio; sua representação matemática mais corriqueira é uma onda [1].

A freqüência (f) é uma propriedade importante do movimento oscilatório, que representa o número de oscilações que sãocompletadas a cada segundo. Sua unidade de medida é o hertz (Hz), onde 1 Hz = 1 oscilação por segundo.

O período T do movimento, é o tempo para completar uma oscilação completa (ou ciclo), estárelacionado à freqüência por:

= 1⁄ (Equação 1)
Movimento Harmônico Simples (MHS): qualquer movimento que se repete em intervalos regulares, sendo que o deslocamento x(t) da partícula de sua posição deequilíbrio é descrito pela seguinte equação:

= cos + (Equação 2)
onde é a amplitude do deslocamento, a grandeza ( + ) é a fase do movimento e é a constante de fase.

Freqüência angular érelacionada ao período e à freqüência do movimento por:

=2 (Equação 3)

Pêndulos: exemplos de movimento harmônico simples: pêndulo de torção, pêndulo simples e pêndulo físico.

Pêndulo Simples:em um sistema que atuam apenas a força gravitacional e a força exercida pelo fio, sobre a massa de um corpo, temos um pêndulo simples [2]. Seu período:

=2⁄ (Equação 4)
A lei de força para oMHS: quando o movimento harmônico simples é executado por uma partícula sujeita a uma força proporcional ao deslocamento, temos um oscilador massa-mola, onde [3]:

3. DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTALNa parte A do experimento prendemos um determinado corpo em uma extremidade de um fio e a outra ponta fixada em um suporte, com o objetivo de encontrarmos a aceleração da gravidade.

Com uma...