asdfghjk

682 palavras 3 páginas
2014
Introdução ao lançamento obliquo
Lançamento obliquo pode ser caracterizado por um projetil que é lançado com um certo ângulo e percorre uma certa distancia sofrendo forças de gravidade e velocidade tanto retardada quanto acelerado. Esse mesmo lançamento cria uma trajetória parabólica.
Um exemplo seria a de uma pessoa chutando uma bola com certo ângulo.

Esta bola sofrera uma aceleração que pode ser representada por um vetor. Este mesmo vetor pode ser decomposto em outros dois vetores. (Vy e Vx)
Quando decompomos os vetores, descobrimos que este projetil sofre varias forças durante todo o seu percurso.
Primeiramente na subida o movimento é progressivo, pois o deslocamento ocorre no sentido crescente da trajetória, e retardado, pois o modulo da velocidade esta diminuindo.
Na descida, o movimento é retrogrado, pois o deslocamento ocorre no sentido decrescente da trajetória, e acelerado, pois o modulo da velocidade esta aumentando.
No ponto mais alto da trajetória, a velocidade do corpo se anula (Vy=0), pois é o ponto em que o corpo inverte o sentido de seu movimento e nesse ponto a altura atingida pelo projetil é máxima.
Informações que não se podem esquecer é que o tempo em que o projetil leva para chegar a sua altura máxima é o mesmo para ele voltar ao chão.
A velocidade inicial é mesma que a final mas com valores contrários.
Em qualquer ponto da trajetória o corpo tem duas velocidades de mesmo modulo, uma positiva na subida e uma negativa na descida.

O canhão

O experimento foi feito a partir de um canhão de mola construindo da utilização de materiais simples (um cano de PVC, uma mola, uma base de metal e uma bolinha de ping-pong), utilizando uma base de madeira cortada em forma de rampa obtendo assim a inclinação necessária para formação do ângulo de lançamento da bolinha de 77°91’(utilizando o software LayoutEditor para identificar o ângulo com precisão).

.

Analisando o lançamento do canhão

A

Relacionados

  • asdfghjk
    16217 palavras | 65 páginas
  • asdfghjk
    60457 palavras | 242 páginas
  • ASDFGHJK
    355 palavras | 2 páginas
  • biologia celular
    5116 palavras | 21 páginas