asdfasdasdf

1053 palavras 5 páginas
Fazer a prova: Prova: Aula 5

*506
06. Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de "Dominação Legítima", formulada pelo sociólogo alemão Max Weber.
Capacidade de liderar numa determinada situação social.
Probabilidade de impor a sua vontade numa determinada situação social.
Probabilidade de operar através de atos ou uso da violência.
Capacidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social.
Probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato.

*509
09. "São entidades que congregam várias formas de comportamento estabelecidas, organizando-as de forma recíproca, hierárquica e com um objetivo comum. São exemplos dessas entidades, a família, a Igreja, o exército e a burocracia do Estado."
O texto acima se refere a:
Instituição social.
Interação social;
Mobilidade social;
Integração social;
Mudança social;

*517
17. "No estudo de qualquer problema da história universal, um filho da moderna civilização européia sempre estará sujeito à indagação de qual a combinação de fatores a que se pode atribuir o fato de na Civilização Ocidental, e somente na Civilização Ocidental, haverem aparecido fenômenos culturais dotados (como queremos crer) de um desenvolvimento universal em seu valor e significado. [...]. O mesmo ocorre com a força mais significativa de nossa vida moderna: o Capitalismo." (WEBER, M. Introdução. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1987, p. 1).
Tal como firmado pelo autor, nessa obra clássica, por capitalismo se deve entender: o sistema no qual o elemento determinante da produção é o impulso para o ganho, a ânsia do lucro, do maior ganho monetário possível em cada ação empreendida. o sistema que, com fulcro na propriedade privada dos meios de produção, baseia-se em o sistema de produção assinalado pelas seguintes características fundamentais: agregação de indivíduos com vista à produção;

Relacionados

  • asdfasdasdf
    1053 palavras | 5 páginas
  • asdfasdasdf
    1053 palavras | 5 páginas