Asdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Ética para um jovem” de Fernando Savater


Professor Belmiro Roios
Trabalho de filosofia
Trabalho realizado por:
-Angela Rodrigues nº4 10ºB

Índice

Introdução 3
Comparação do filme “Antz- a formiga z” com o primeiro capitulo 4/5
Resumo do capitulo 1 –“De que trata a ética” 6
* Resumo do capitulo 2 – “Ordens, costumes e habitos” 7
Resumo do capitulo 3 –“ Faz o quequiseres” 8
Resumo do capitulo 4 –“Tem uma vida boa” 9
* Resumo de todo o Livro 10
* Conclusao 11

Introdução
Este trabalho foi-nos solicitado pelo nosso professor de filosofia, neste trabalho vou fazer o resumo total do livro de Savater, “A ética para um jovem”, mas também o resumo dos primeiros quatro capítulos do livro referido, vou relacionar com o primeiro capítulo um filme chamadode “Antz- A formiga z”.
Este trabalho tem como objectivo ficarmos a conhecer melhor alguns conceitos, principalmente os conceitos de ética.

Comparação do filme “Antz- A formiga z” com o primeiro capitulo – “De que trata a ética”
Este filme, “Antz- A formiga z” é um filme bastante interessante pois fala-nos da ética, da liberdade e da liberdade que todos nós devemos ter de decidir qual omelhor caminho a seguir nas nossas vidas como Savater também nos aconselha a fazer.
Este filme relata vários acontecimentos que muitas vezes acontecem com as formigas, mas personificando as formigas, ou seja a maneira de pensar das formigas deste filme relata a maneira de pensar de muitas pessoas nos dias de hoje.
Antz é uma formiga operário que reside num formigueiro liderado por uma rainha, e comoem qualquer outro formigueiro este é hierarquizado, ou seja, existem vários patamares começando na rainha e acabano nas formigas operários. O general era quem mandava na colónia mas este também não podia fazer nada sem o consentimento da rainha. Mas voltando ao á personagem principal, o Z, este não gostava do trabalho que fazia no sei dia-a-dia como operário, pois ele apenas se limitava a cumprirordens, apenas fazia o que lhe mandavam. Mas Z como era uma formiga diferente das outras formigas resolveu mudar e correr atrás dos seus sonhos e dos seus objectivos de vida, primeiro tentando reencontrar-se com a princesa por quem se apaixonara num dia em que se encontraram no bar (a princesa também estava farta do sei dia-a-dia tentando mudar a rutina resolveu ir ali para se divertir) sem seamedrontar com quaisquer tipo de perigos e consequências que poderá vir a ter, depois para alcançar Insectopia e mais tarde salvar a colónia dos planos do general.
Como Savater nos refere no primeiro capitulo do livro em estudo, não devemos andar sempre a cumprir ordens de outrem se essa não for a nossa vontade, pois nos somos livres de optar pelo nosso caminho como Z fez, saiu da coloniainicialmente procurando uma vida melhor em Insectopia e acidentalmente levando consigo a princesa, mas nos seres humanos não somos livres ao ponto de escolhermos aquilo que nos acontece, voltando novamente ao exemplo de Z, este também não foi livre de escolher ficar, ou não, retido dentro daquela bolha de água ou ate mesmo quando a princesa ficou colada na sola do sapato do humano.
Z era uma formigadecidida que sabia bem o que queria da sua vida, construir uma família e não ter de passar o resto da sua vida a cumprir com as ordens dos outros, como o seu amigo soldado lhe aconselhara antes de morrer na guerra contra o inimigo onde Z também foi para acidentalmente. No final do filme tudo o que Z idealizou para a sua vida veio a cumprir-se, este não só conseguiu mudar o rumo da sua vida como a vidade toda a colónia fazendo o que Savater nos aconselha, tomar as decisões por nos próprios para termos uma vida melhor e do nosso agrado mesmo não tendo a liberdade de escolher o que nos acontece podemos sempre ponderar o tomar a melhor opçao perante o que nos acontece , pois somos livres mas não ao ponto de mudar ou escolher o que nos acontece.
Podemos dizer que a história de Z tem bastante em...
tracking img