Asdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Explique quais são os argumentos das duas posições antagônicas assumidas com relação ao trabalho: como tortura e como condição de humanização. Em seguida, posicione-se sobre a questão.

R: Confirmando esse sentido negativo, a própria palavra trabalhar deriva do latim tripaliare, que nomeava o tripálio, um instrumento formado por três paus, próprios para atar os condenados ou para manterpresos os animais difíceis de ferrar. A origem comum identifica o trabalho à tortura. Se a vida humana depende do trabalho, e este causa tanto desprazer, só podemos concluir que o seu humano está condenado à infelicidade. Para reverter esse quadro pessimista, vejamos os aspectos positivos do trabalho.

2- Distinga a concepção de trabalho na Antiguidade e na Idade Moderna.

R: Podemos dizer que oser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo em que produz coisas, torna-se humano, constrói a própria subjetividade. Desenvolve a imaginação, aprende a se relacionar com os demais, a enfrentar conflitos, a exigir de si mesmo a superação de dificuldades. Enfim, com o trabalho ninguém permanece o mesmo, porque ele modifica e enriquece a percepção do mundo e de si próprio. Como condição dehumanização, o trabalho liberta, ao viabilizar projetos e concretizar sonhos. Se em um primeiro momento a natureza apresenta-se como destino, o trabalho será a possibilidade da superação dos determinismos. Nesse sentido, a liberdade humana não é dada, mas resulta da ação humana transformadora.

3- Explique o que Marx entende por fetichismo da mercadoria e reificação do trabalhador.

R: Ofetichismo é o processo pelo qual a mercadoria, um ser inanimado, adquire “vida” porque os valores de troca tornam-se superiores aos valores de uso e passam a determinar as relações humanas, ao contrário do que deveria acontecer. Desse modo, a relação entre produtores não se faz entre eles próprios, mas entre os produtos do seu trabalho. Por exemplo, não são relações entre alfaiate e carpinteiro, masentre casaco e mesa, que são equiparados conformar uma medida comum de valor.

4- Releia a citação de Foucault no tópico 7, “De olho no cronômetro”, e explique a relação que o filósofo estabelece entre disciplina, utilidade e obediência.

R: Dialogando com o poeta, acrescentamos que somos “feitos” de tempo: sem a memória (passado) e sem os projetos (futuro), o nosso presente deixaria de serpropriamente humano. Portanto, o que dizer de um tempo de velocidade preestabelecida que não respeita a cadência do próprio corpo nem as diferenças individuais? Na era capitalista, eficácia, organização e padronização transformam-se em palavras de ordem e todo movimento passa a ser controlado externa e artificialmente. Se artificializarmos demais os ritmos vitais, nem poderemos “morrer bem”, já quevivemos tão mal! Foi isso que aconteceu quando os proprietários das fábricas, na busca de maior produtividade, implantaram sistema de “racionalização”, que, em última análise, significam economizar tempo, transformando-o em mercadoria.

5- Interprete a frase de Aristóteles baseando-se na concepção de trabalho na Grécia Antiga: “[...] se as lançadeiras tecessem e as palhetas tocassem cítaras porsi mesmas, os construtores não teriam necessidade de auxiliares e os senhores não necessitariam de escravos”. (Política, Livro I, capítulo II, 125ª, 3. Ed. Brasília: UnB, 1997 .p. 18).

R: Aristóteles, fala sobre o crescimento dos senhores das terras que vos tinham, não existia política nesta época, possuíam máquinas para produzir, não se usava mais escravos.

6- A era da flexibilização dotrabalho exige que todos os trabalhadores sejam alfabetizados, mas também que se ofereça outro tipo de educação para os jovens, diferente da tradicional. Explique por quê.

R: Hoje em dia no mercado de trabalho possui muitos ‘turistas’, que vêem de outras cidades de lugares do mundo para poder visitar, conhecer mais sobre tal coisa, por isso os proprietários das empresas necessitam que todos sejam...
tracking img