ASdertfs

679 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO
A dança é a arte de se expressar. Ela permite o trabalho em grupo, a convivência com as diferenças uns com os outros. Estimula o aluno a ser criativo, a dar formas espontâneas aos movimentos, ela une as pessoas, ensina os alunos a cooperarem, a interagir. E é nesse contexto, que a dança deve ser inserida nas escolas, para ajudar na aprendizagem dos alunos, ensinando a eles a darem o melhor de si e que eles têm a capacidade de fazer isso com simples movimentos.

CONTEÚDO DA PESQUISA
1) No filme, o fator social foi apresentado na união de crianças da periferia que tinha um objetivo em comum: o prazer pela dança. Nesse ambiente eles vivenciam uns com os outros, buscando a harmonização do grupo, compreendendo suas diferenças, expondo seus sentimentos e emoções na criação de movimento, compartilhamento de ideias, etc.
No texto, esse fator é apresentado dentro do ambiente escolar, permitindo a meninos e meninas trabalharem em conjunto com as suas diferenças, propiciando as mesmas vivências do movimento, participando, expressando, comunicando, transformando a realidade.

2) O processo criativo e coeducativo da dança ocorrem na criação e sentido, na busca de equilíbrio entre sensibilidade e racionalidade.
Metodologia: busca conteúdos e metodologias diferenciadas dos convencionais nos programas escolares. Nesse sentido, busca-se a improvisação como conteúdo de dança na escola, que é um processo de criação que permite aos alunos elaborarem seus pensamentos, sentimentos, a respeito de si e também das pessoas.

3) Experimentação: Nesse processo, torna-se importante a vivência do movimento e não a criação. O aluno vivencia em movimentos um relacionamento com fatos que o estimulam num processo que vai da percepção do mundo exterior para a conscientização do movimento.
Representação: Ocorre simultaneamente à experimentação. Nessa etapa, a criação é importante, e ela se dá a partir das impressões percebidas e armazenadas na experimentação, com o que a

Relacionados