asdeg eeregfg

463 palavras 2 páginas
ANDRADE, Maria Margarina: HENRIQUE, Antonio. Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores, 2 ed. São Paulo: Atlas, 1991. p. 49 – 57

No texto Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto os autores apresentam a importância de ler e interpretar, apresentam também técnicas de sublinhar, como redigir resumos, elaboração de esquemas e de fichamentos.
A leitura é importante e necessária em nossas vidas, além de cumprir suas funções informativas e recreativa, a transmissão da História da Cultura e da Ciência hoje ainda faz se por meio da linguagem escrita.
O desvendamento da palavra escrita é uma necessidade clara, todavia compõe apenas a primeira etapa do processo de leitura criativa, o desvendamento permite a percepção do assunto, ou seja significado do que foi lido, logo em seguida, faz-se a interpretação que é a sequência da leitura do mundo realizada pelo leitor.Cumprindo as três etapas o leitor está pronto para realizar a aplicação do conteúdo da leitura ,conforme o objetivo a que se propôs.
Sublinhas – A técnica de sublinhar é usada com vários objetivos; assimilar melhor o texto, guardar a informação, aprontar uma revisão rápida do assunto, principalmente por em prática, resumir, esquematizar e fichar, para sublinhar é necessário a compreensão do texto pois assim permite a seleção do que é mais importante e do que é de menos importância, identificar através do entendimento as idéias principais do texto, sendo assim uma forma de grande importância para sublinhar com maior eficácia.
Redigindo Resumos – Resumir significa apresentar o conteúdo de forma sintática, destacando as idéias essenciais, existe vários tipos de resumo:
a) Resumo indicativo ou descritivo, neste tipo encontra-se apenas condição às idéias principais do texto.
b) Resumo informativo ou analítico reduz o texto a 1/3 ou ¼ de sua forma original, todavia mantendo-se a estrutura e os pontos essenciais.
c) Resumo Crítico; Tipo de resumo que apresenta versão

Relacionados