Asdasdasdassd

2200 palavras 9 páginas
Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos

Tópicos Especiais – Interfaces Gráficas para Web

Matheus Henrique Alves de Oliveira
Vinicius Soares Reis

Morrinhos-GO Novembro/2012

Introdução

Neste trabalho veremos a origem das interfaces gráficas que surgiram, sua historia e como elas melhoraram a interação homem – computador.
Falaremos sobre a historia das interfaces em si, seus desenvolvedores, e datas.
E não somente das interfaces gráficas mas de outros meios de interação com o computador.
E depois sobre as interfaces para web, que foram apenas as melhorias das interfaces de maquina para a web. Sobre as tecnologias de seu desenvolvimento e etc.

A história da interface gráfica

A forma como os humanos interagem com os computadores sempre foi uma preocupação da indústria da informática. Durante algumas décadas, essa interação passou da linha de comando, em modo texto, para desktops em três dimensões e softwares que aceitam comandos por voz ou gestos com o propósito de facilitar e tornar mais intuitiva a utilização das máquinas.
Como boa parte das tecnologias existentes, a ideia de uma Interface Gráfica do Usuário (GUI) começou muito tempo antes de possuirmos a tecnologia necessária para implementá-la. Uma das primeiras pessoas a pensar nessa possibilidade foi o engenheiro, inventor e político Vannevar Bush.
O que transformou Bush em um pioneiro da área foi a percepção de que os meios de armazenamento de informações não estavam mais comportando tantos dados. A máquina imaginada por Bush, chamada de Memex, era capaz não apenas de armazenar tanta informação, como também de relacioná-las e oferecer uma maneira fácil de procurá-las em meio a tantos dados.

O pai do mouse e da interface gráfica

Inspirado pelo trabalho de Vannevar Bush, o engenheiro elétrico Douglas Engelbart visualizou a possibilidade de usar computadores para aumentar o intelecto humano, em vez de substituí-lo. Ele acreditava que, com informações dispostas em uma tela, o usuário poderia se

Relacionados