Asdasdasd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Humanidades
Unidade acadêmica de História
Curso: História
Componente Curricular: Introdução ao estudo da história
Professor: Gervácio BatistaAranha
Monitora: Vanessa
Monitor:
Aluno: Victor Santiago Correia de Araújo

-------------------------------------------------
Fichamento de Resumo: A escola metódica

A escola históricametódica ou positivista surge e se desenvolve durante a terceira república da França. Teve seus princípios fundamentais expostos em dois textos: O manifesto de G. Monod para lançar A Revista Histórica em 1876e o Guia redigido em intenção dos estudantes por Ch. V. Langlois e Ch. Seignobo sem 1898.
O objetivo da escola metódica era impor uma investigação científica afastando qualquer especulaçãofilosófica e visando a objetividade absoluta no domínio da história, aplicando técnicas rigorosas respeitantes ao inventário das fontes à critica dos documentos, a organização das tarefas na profissão
1. ARevista Histórica
Fundada em 1876 por G. Monod e G. Fagniez, marca a constituição de uma escola histórica desejosa de acolher todos os trabalhadores sérios no âmbito de um certo ecletismo ideológico.Na forma de artigos de erudição, entende cobrir principalmente a história europeia desde a morte de Teodósio (395) até a queda de Napoleão I (1815), com auxilio também de resumos de leituras.Ergueu–se contra a mais velha de 10 anos A Revista das Questões Históricas e foi fundada também para a defesa de determinadas ideias politicas e religiosas.
G. Monod Achava modestamente que a França emhistória estava nos seus inicios: “Apesar de todos os progressos realizados, estamos ainda num período de preparação de elaboração dos materiais que serviram para construir edifícios mais amplos”.(Manifesto p.320)

2. O discurso do Método
Um quanto depois da fundação de A Revista Histórica os Seus colaboradores, investiram as cátedras de história nas universidades recentemente criadas ou...
tracking img