Asdasd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.O objetivo maior do capitalista (dono dos meios de produção) é a obtenção do lucro. Neste sentido, o dito popular que afirma que "tempo é dinheiro" está de acordo com:
a idéia de que o tempo pode ser comprado pelos que detém poder econômico.
[pic]o julgamento segundo o qual o dinheiro e o tempo são produtos do lucro capitalista.
[pic]a estratégia capitalista de aumentar a produção e diminuiro tempo gasto para isso.
[pic]o sentimento popular de que o tempo é extremamente valioso, assim como o dinheiro.
[pic]o sonho dos trabalhadores de ter uma poupança que lhes renda bastante, conforme o tempo passe.
2.A partir da Revolução Industrial, cada vez mais o processo de acumulação de capital se internacionaliza. Esse processo tem se caracterizado, ao longo do século XX, por:[pic]Alianças econômicas bem-sucedidas entre países de pequena dimensão territorial para proteger-se do comércio com os países capitalistas desenvolvidos.
[pic]Solidariedade entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, cabendo aos primeiros suprir os demais em matérias-primas raras e programas de educação e saúde das populações pobres.
[pic]Dependência vital dos países desenvolvidos em relação aospaíses subdesenvolvidos, cujas matérias-primas são a única sustentação da industrialização dos primeiros.
[pic]Aprofundamento da divisão do trabalho entre países e no interior dos próprios países dependentes, com o crescimento da industrialização associado a grande endividamento externo.
[pic]Democratização dos mecanismos de troca internacional, premida pela elevação constante dos preços dasmatérias-primas em níveis superiores aos dos produtos industrializados.
3O capitalismo já passou por várias crises. Mas a mais importante delas foi a que ocorreu:
[pic]em 1998/99
[pic]nos anos de 1930
[pic]por volta de 1993/94
[pic]no início da década de 1970
[pic]em 2002.
4.O capitalismo industrial é um sistema de organização econômica e social adotado por muitos países a partir de meados do séculoXIX. Leia as afirmações a seguir sobre este sistema e escolha a alternativa que contenha a(s) afirmação(ões) INCORRETA(S).
I. Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção.
II. O pagamento de salários é a forma de remuneração do trabalho.
III. A sociedade está dividida em duas classes principais: burguesia e proletariado.
IV. O mercado é o principal "motor" da economia.
V. Ocorreuda mesma forma em todos os países.
[pic]Todas estão incorretas.
[pic]Apenas a afirmativa III está incorreta.
[pic]III e IV
[pic]III e V
[pic]II e III
5.Dentre as transformações tecnológicas e de organização do trabalho trazidas pelo capitalismo industrial, podemos citar:
[pic]O cooperativismo e o uso da máquina a vapor.  
[pic]O individualismo e a robotização da produção. 
[pic]A divisãodo trabalho e a produção em série.
[pic]O cooperativismo e a produção de excedentes.
[pic]A divisão do trabalho e a produção planificada.
6.Considerada uma das mais importantes inovações produtivas trazidas pelo capitalismo industrial, a produção em série revolucionou a forma de organizar o trabalho. Leia as alternativas abaixo e escolha a que melhor define o que é a produção em série.
[pic]Umtipo de organização social, onde há uma nítida divisão de classes. De um lado os trabalhadores e de outro os capitalistas. 
[pic]Uma forma de organização fabril na qual os trabalhadores se concentram na realização de um produto, realizando todas as etapas produtivas dele.  
[pic]Um conjunto de técnicas produtivas baseadas em alta tecnologia e que emprega poucos trabalhadores, permitindo apadronização do produto.
[pic]Uma forma de produção baseada na divisão do trabalho, onde cada trabalhador realiza uma pequena etapa do processo produtivo. O resultado é padronização dos produtos.  
7.O termo "fordismo" deriva da aplicação da produção em série à fabricação de carros na fábrica de Henry Ford, um americano que foi influenciado pelas idéias de Frederick Winslow Taylor. Que idéia...
tracking img