ascpectos socioeconomicos

1245 palavras 5 páginas
ASPECTOS SOCIOECONOMICOS
A população iraniana representam 66% de todos os habitantes, 20% são azeris, curdos formam 5%, os árabes 4%, os Iures 1% e outros representam 4%. A língua oficial é o persa, mas também se fala turco, curdo e árabe.
A respeito da religião, os adeptos do islamismo são 95,6%, e outras religiões 4,1%, ainda havendo uma margem da população que não tem religião, estes formam 0,3%.
Com um PIB (PPP) de 842 bilhões de dólares (est. 2008), a economia do Irã é um misto de planejamento centralizado, propriedade estatal do petróleo e de outras grandes empresas, agricultura tradicional e comércio e serviços privados de pequeno porte. De acordo com o Banco Mundial, seu produto nacional bruto em 2007 foi de 246 544 milhões de dólares, o que coloca o país na 29ª posição no mundo. O atual governo continua a seguir os planos de reforma econômica do anterior, indicando que procurará diversificar uma economia dependente do petróleo (3,9 milhões de barris/dia). O governo iraniano vem tentando diversificá-la por meio de investimentos em outras áreas, como as indústrias automobilística, aerospacial, de eletrônica ao consumidor, patroquímica e nuclear. O Irã também espera atrair bilhões de dólares em investimentos estrangeiros ao criar um ambiente econômico mais favorável, por meio de medidas tais como a redução de restrições e tarifas alfandegárias a importações e a criação de zonas de livre comércio de que são exemplos as de Chabahar e da ilha de Kish. O Irã moderno apresenta uma classe média sólida e uma economia em crescimento, mas continua a sofrer com altos índices de inflação e de desemprego.
Os déficits orçamentários têm sido um problema crônico, em parte devido aos grandes subsídios estatais, que somam algo como 7,25 bilhões de dólares ao ano, especialmente a produtos alimentícios e gasolina.
O Irã é o segundo maior produtor de petróleo da OPEP e possui 10% das reservas mundiais comprovadas. Também possui a segunda maior reserva de gás natural do

Relacionados

  • O Futuro do trabalho - Domenico De Masi
    1778 palavras | 8 páginas
  • Pim hospital e maternidade santa joana
    9381 palavras | 38 páginas
  • Direção democrática e cidadã
    32773 palavras | 132 páginas