Ascens O Chinesa

293 palavras 2 páginas
Ascensão Chinesa

O avanço do Dragão
Vermelho
Desde o final dos anos 1970, sob o guarda-chuva da estratégia de Deng
Xiaoping de reformas e abertura econômica, a China ressurge como potência global. O rápido crescimento econômico e o intenso processo de internacionalização fizeram com que, em 2011, sua economia contribuísse com mais de 10% do comércio global, 10% do produto interno bruto (PIB) mundial medido em preços de mercado e 15% do PIB mundial medido em poder de paridade de compra.
Além disso, a potência asiática se converteu em importante ator nos mercados financeiros internacionais, detendo mais de US$ 3 trilhões de reservas internacionais e US$ 300 bilhões em IDE. Em decorrência, o país tornou-se o segundo maior credor líquido do mundo .

USA e China

Perspectiva Neo-Realista
A teoria neo-realista, defende que no sistema internacional não há espaço para cooperação por livre vontade dos Estados, mas que a prioridade destes é a sobrevivência dentro do sistema internacional.
O cenário mundial mantém o perfil de não possuir um agente regulador superior a todos os outros Estados. Essa teoria também prega que o sistema internacional é o resultado das interações entre atores estatais e não-estatais.
O cenário internacional é anárquico e descentralizado e esta dinâmica produz um ambiente competitivo entre os Estados, classificados como atores racionais, que além de desejarem sua sobrevivência, podem agir com objetivo de eliminação de nações rivais.
O sistema é anárquico e por si só já é estável, uma vez que leva a uma ordem natural dos Estados, a divisão de poder mais equilibrada é a bipolar, pois a balança dificilmente penderá de forma desproporcional para o lado de um Estado, já que estes terão um mesmo nível de poder.

Obrigado!
Vitória Gai e Paloma
Domingues

Relacionados

  • Trabalho De Geografia
    1928 palavras | 8 páginas
  • ascensao e queda das grandes potencias kennedy
    40851 palavras | 164 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas