Asbestose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
Técnico segurança trabalho Regional em Minas Gerais

Asbestose


Asbestose é uma doença pulmonar causada pela aspiração de fibras de asbesto,também conhecido como amianto, que pode levar a falência respiratória, câncer de pulmão e ao mesotelioma maligno.
O asbesto (nome de origem grega) ou amianto (nome de origem latina) é uma fibrade origem natural, muito usada pela indústria devido a sua elevada resistência ao calor (até 1000ºC), a químicos e à tração, grande flexibilidade, durabilidade, isolamento sonoro e pelo seu baixocusto.
O asbesto (amianto) é usado em várias áreas, como na mineração, construção civil, construção de navios, construção de ferroviária, indústria química, indústria automobilística,encanamentos, revestimentos à prova de fogo, isolamento acústico, fabricação de telhas de fibrocimento e mais de 2500 outros produtos.
























Entre osprofissionais com maior risco de exposição ao amianto encontram-se:
✓ Encanadores
✓ Soldadores
✓ Zeladores
✓ Eletricistas
✓ Carpinteiros
✓Trabalhadores da construção civil e naval
✓ Mineradores
✓ Pessoas que trabalham com matérias isolantes





















Sintomas da asbestose

Os primeirossintomas da asbestose são a falta de ar e a intolerância aos esforços, causados pela fibrose pulmonar. Com a progressão da doença, surgem a tosse seca e dor torácica ao respirar. A falta de ar tende apiorar com o tempo, e em fases avançadas, está presente mesmo quando o paciente encontra-se em repouso.

O surgimento de baqueteamento digital (dedos em forma de baquetas) é um sinal de doençapulmonar e má oxigenação crônica.O aparecimento de placas nas pleuras e o derrame pleural são outras manifestações comuns da asbestose A destruição do tecido pulmonar pode levar a hipertensão...
tracking img