Asbesto (amianto)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa de Segurança do Trabalho 13/06/2012
Alunas: Ana Flávia de Freitas e Rayane Paraíso
Asbesto (amianto)
O asbesto, ou amianto, é um conjunto de seis minerais de silicato utilizadocomercialmente para a suas propriedades físicas desejáveis, tendo todos eles em comum cristais fibrosos. A prolongada inalação de fibras de amianto pode causar doenças graves, incluindo câncer de pulmãomaligno, mesotelioma (câncer raro antes fortemente associado com a exposição ao anfibólio , amianto) e asbestose (um tipo de pneumoconiose), e a longa exposição a altas concentrações de fibras de amiantocausa problemas de saúde. Isso é mais comum entre trabalhadores de minas de amianto, uma vez que têm o maior tempo de exposição a ele. A União Europeia baniu todo o uso do amianto e fabricação, extraçãoe transformação de produtos de amianto.
O amianto tornou-se cada vez mais popular entre os fabricantes e construtores no final do século XIX por causa de sua absorção sonora, média resistência àtração, a sua resistência ao fogo, calor, danos elétricos e químicos, e acessibilidade. Foi utilizado em aplicações tais como isolamento elétrico para a fiação placa e em construção de isolamento. Quandoo amianto é utilizado para a sua resistência ao fogo ou ao calor, as fibras são muitas vezes misturada com cimento (resultando em fibra de cimento ) ou tecidas em tecido ou esteiras.
Além disso, amineração de amianto começou há mais de 4.000 anos, mas não obteve grande escala até o final do século XIX. A mineração do amianto no mundo atingiu o pico por volta de 1975, quando esse estava sendoextraído em cerca de 25 países, mas é hoje menos da metade do que era em meados dos anos 1970.
No Brasil, o amianto tem sido empregado em milhares de produtos, principalmente na indústria da construçãocivil (telhas, caixas d'água de cimento-amianto etc.) e em outros setores e produtos como guarnições de freio (lonas e pastilhas), juntas, gaxetas, revestimentos de discos de embreagem, tecidos,...
tracking img