asaspiraçao de vias aereas superiores

1829 palavras 8 páginas
O CALOR E O FRIO COMO AGENTES TERAPÊUTICOS

I) INTRODUÇÃO

A utilização de agentes físicos é antiga. A história referencia a utilização (pelos gregos e romanos) da luz solar, da água, do calor, das massagens... na cura e alívio das doenças.

II) DEFINIÇÃO

* Aplicação do calor - compreende o uso de um agente mais quente que a pele.
* Aplicação do frio - compreende o uso de um agente mais frio que a pele.

Ambos podem ser feitos sob a forma úmida ou seca.

III) TIPOS a.1) Calor úmido: a exposição excesiva pode causar maceração, porém reduz o ressecamento da pele - Banhos (cirurgia retal, hemorróidas, episiotomia no parto, inflamação vaginal): implica em colocar o corpo todo ou em parte, na água. - Embebições: imersão de parte do corpo (pés, mãos) ou envolvimento de partes em gaze saturada com líquido. - Cataplasma: massa quente e úmida, de substância leve capaz de conservar o calor. Ex: farinha. - Empanamentos, saturações, fomentações e compressas - aplicações de panos úmidos (ou gaze) a uma parte do corpo.

a.2) Calor seco: - Bolsa de água quente - Almofada, cobertor elétrico - empanamento (envoltórios quentes industrializados que aplicam calor a seco numa área lesionada)

b.1) Frio úmido: - Compressas frias - Banhos de esponja - Empanamento

b.2) Frio seco: - Bolsa de gelo

OBS: As aplicações úmidas (frias ou quentes) são mais penetrantes que as secas.
O calor seco por sua vez retém a temperatura por um maior tempo pois não é influenciado pela evaporação
IV) Efeitos

* Do calor: # Promove vasodilatação (absorve edema) # Aumenta a circulação local # Acelera a cicatrização # Aumenta a supuração # Torna o exsudato mais fluido # Aquece as partes frias, aumenta a temperatura # Alivia a dor # Relaxa os tecidos

Exemplo de Indicações
Exemplo de Contra-indicações A utilização de agentes físicos é antiga. A história referencia a utilização (pelos gregos e

Relacionados