asasdsad

500 palavras 2 páginas
O sopro cardíaco é um som produzido durante a passagem sanguínea através das estruturas do coração, em especial no caso de válvulas cardíacas anormais, gerando um ruído diferente do normal. O sopro varia de bem fraco a muito alto. Não chega exatamente a ser uma doença, pode ser normal ou pode ser sinal de que alguma coisa está errada no organismo.
Existem dois tipos de sopro no coração:
Sopro cardíaco inocente ou funcional: a paciente com este tipo de sopro geralmente possui um coração normal, sendo que raramente apresenta algum problema cardíaco; é muito comum em crianças saudáveis.
Sopro cardíaco anormal: o paciente que apresenta este tipo de sopro, geralmente possui outro problema cardíaco. Quando em crianças, esta anormalidade se deve a defeitos cardíacos congênitos. Já nos adultos, este problema é consequência de problemas na válvula do coração causados por infecção, doença ou envelhecimento.
Escuta-se o sopro no coração inocente como barulhentos movimentos em um coração normal e pode ser causado em consequência de um fluxo sanguíneo mais rápido do que o normal através do coração e vasos sanguíneos ligados a ele; pode também ser devido à uma maior quantidade sanguínea presente neste órgão. Estas anormalidades circulatórias podem ocorrer em casos de febre, anemia e hipertireoidismo. Casos de sopro cardíaco inocente podem ocorrer em mulheres grávidas devido à quantidade aumentada de sangue que o corpo produz durante este período.
Já o sopro cardíaco anormal, a causa mais comum são os defeitos cardíacos congênitos, que acontecem quando as válvulas do coração ou algum vaso sanguíneo ligado a este órgão apresentam um desenvolvimento anormal durante o período de gestação. Os defeitos cardíacos mais comuns são: defeitos septais congênitos e defeitos congênitos nas válvulas. Existem outras condições que acabam por danificar estruturas do coração, podendo resultar em sopro, como: febre reumática, endocardite e calcificação das válvulas devido ao envelhecimento.

Relacionados