asadasa

532 palavras 3 páginas
Mamíferos
Características
Os mamíferos são os vertebrados mais evoluídos, com inúmeras características adaptativas que lhes permite ampla distribuição geográfica. Seus representantes são numerosos e diversificados, ocupando os mais diversos ambientes principalmente terrestres. O menor mamífero conhecido é um morcego que pesa apenas 1,5g, e o maior é a baleia azul, que atinge 130 t e mais de 30m de cumprimento. As principais características dessa classe são: Presença de glândulas mamárias, desenvolvidas nas fêmeas, que produzem o leite para alimentar os filhotes. Corpo total ou parcialmente recoberto por pelos.
Dentes diferenciados em incisivos caninos, pré-molares e molares;
Presença de uma membrana muscular que separa o tórax do abdome, o diafragma.Cérebro e sentido bem desenvolvidos, o que lhes confere grande agilidade para captura de presas e fuga.
Os mamíferos são homeotérmicos, isto é a temperatura corporal permanece constante graças a energia liberada na respiração celular.
Os mamíferos possuem dois tipos de glândulas na pele que são exclusivas do grupo e de origem epidérmica são as glândulas sudoríparas e sebáceas.

Classificação dos mamíferos Os mamíferos dividem-se em três grandes grupos em relação à reprodução, embora todos apresentem sexos separados, a fecundação seja interna e as crias sejam alimentadas com leite secretado pelas glândulas mamárias da fêmea:
Monotremados - neste grupo incluem-se o ornitorrinco e o equidna, animais que põem ovos semelhantes aos dos répteis, donde nasce um minúsculo embrião que se desloca para uma bolsa, onde termina o seu desenvolvimento lambendo leite produzido pela mãe, pois não existem mamilos (ao contrário dos restantes dois grupos);

Marsupiais - neste grupo, onde se incluem os cangurus, entre outros, não existe placenta para nutrir o embrião durante o seu desenvolvimento no útero. Assim, ao nascerem, os marsupiais não se encontram totalmente desenvolvidos. As fêmeas possuem um sistema

Relacionados