As zungueiras e suas estratégias de comunicação de produtos e serviços

Páginas: 6 (1319 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

Uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, inválido, ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso. Reconhecer as falácias é por vezes difícil. Os argumentos falaciosos podem ter validadeemocional, íntima, psicológica ou emotiva, mas não validade lógica.
É importante conhecer os tipos de falácia para evitar armadilhas lógicas na própria argumentação e para analisar a argumentação alheia.
Alguns exemplos de falácias:
• "Se o meu avô diz que Garrincha foi melhor que Pelé, deve ser verdade."
• "Existe vida em outro planeta, pois nunca provaram o contrário"
• "A maioriadas pessoas acredita em alienígenas, portanto eles existem."
• "Se Aristóteles disse isto, então é verdade."
• "Minha namorada me traiu. Logo, as mulheres tendem à traição."
• "Este caminhão é composto apenas por componentes leves, logo ele é leve também.” (Falácia de Composição)
• "Você deve ser rico, pois estuda em um colégio de ricos.” (Falácia de Divisão)
• "O Petro deLuanda vai ganhar o jogo de hoje porque hoje é quinta-feira e até agora ele ganhou em todas as quintas-feiras em que jogou."
• "O Japão rendeu-se logo após a utilização das bombas atómicas por parte dos EUA. Portanto, a paz foi alcançada devido à utilização das armas nucleares.” (Falácia Post Hoc)
Todos esses exemplos deixam bem claro o debate em aberto a volta de falácias cujaargumentação das pessoas permite que preposições (no caso, falsas) sejam vistas geralmente como verdadeiras. No caso de Falácias Económicas sempre dotadas de boas intenções infelizmente deparamos nos que ao tentar minimizar um problema incorre-se ao erro de piora-lo ainda mais. As premissas do argumento devem sempre ser explicitadas, esse é o princípio, pois são as razões para se aceitar o argumento.FALACIAS ECONÓMICAS
As falácias compreendem um estudo aprofundado A questão é muito simples, mas ás vezes, a visão míope que temos sobre um assunto não nos permite enxergar, como no caso hipotético de o governo derrubar a cobrança da taxa básica sobre os serviços de telefonia ou mesmo o exemplo da cerveja o qual se conclui que de nada vale pois que uma medida económica nem sempre trásos efeitos que aparentemente podem trazer ainda que a sua argumentação faça sentido.
• Falácia de Composição:
Imaginemos que em Angola existam varias empresas multinacionais (com sede no estrangeiro) e que essas empresas contribuem fortemente no desenvolvimento do país, a dependência total vai se criando e se estabelece uma inexistente concorrência ao Capital externo por parte das empresasnacionais. Por um lado a economia Angolana apresenta se forte visto que no mercado existem empresas fortes que contribuem na estabilidade económica mas se por acaso houver um abalo na estabilidade económica e essas empresas decidam se retirar do mercado Angolano essa decisão pode influenciar fortemente o abrandamento do progresso económico se suponhamos que na eventualidade de não existirem nomercado empresas nacionais capazes de desenvolver esforços no suprimento das necessidades dai decorrentes, a tendência é de a economia ruir. Logo podemos concluir que apesar de o mercado possuir empresas fortes não é somente isto que a torna forte, ela é fraca porque depende de Capital maioritariamente estrangeiro e não possui empresas nacionais capazes de suportar um abalo económico como este.Podemos ainda extrair deste exemplo que incorremos em falácia ao pensar-mos que o facto de entrarem no nosso mercado empresas fortes a nossa economia torna se forte (argumento falso) o que a vai tornar forte é a troca de Know-how, os investimentos internos, o desenvolvimento de acções sociais que visam melhorar o bem estar da população no geral (construção de novas escolas, hospitais, etc.) caso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing. Estrategia de produto e serviço
  • ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES PARA DIVULGAÇÃO DOS PRODUTOS, SERVIÇOS E EVENTOS.
  • Fichamento: Produtos, serviços e estratégias de branding
  • Estrátegia de promoção em serviços a importância da comunicação boca a boca
  • Estrategia de produto
  • Estrategias de produto
  • 1. Qual a importância da estratégia de preços para o sucesso de um produto ou serviço de uma organização?
  • Produto e Serviço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!