As trezes colonias e a formação dos Estados Unidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1396 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Estados Unidos é uma república constitucional federal composta por cinquenta estados e um distrito federal. Atualmente é o país em maior evidência econômica, politica e militar. Serve de exemplo para outros países devido a suas grandes características.
Os pais peregrinos foram os primeiros grupos ingleses que chegaram na América e começaram a colonização. Eles eram puritanos e fugiam dasperseguições religiosas que ocorriam na Inglaterra. Defendiam as mudanças na organização da igreja, e com atitudes religiosas defendiam uma forma de buscar o sucesso financeiro. Fugiram das perseguições religiosas que ocorriam na Inglaterra.
A coroa inglesa e as pessoas que se interessavam em sair da Inglaterra nem sempre tinham condições de pagar ou não tinham recursos necessários para promover atravessia oceânica. Então dois grupos de mercadores criaram uma companhia de comércio para explorar o trafego em direção ao novo continente.
Novos núcleos de ocupação inglesa foram fundados no litoral atlântico, formando assim as treze colônias. Associavam as motivações religiosas e os interesses comerciais. As treze colônias eram: Massachusetts, Nova Hampshine, Nova York, Rhode Island,Connecticut, Pensilvânia, Nova Jersey, Delaware, Maryland, Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia.
A imagem acima representa a colonização do norte e do centro dos Estados Unidos, que foi uma colonização diferente das outras por causa das condições climáticas e o solo. Com isso a base da economia desses lugares era a pesca, a caça e a exploração de madeira. Os campos dessa área eramdivididos em propriedades policulturas, que ajudavam no comercio externo.
Nas colônias do sul o trafico de africanos abastecia as fazendas e garantia o aumento nos lucros dos proprietários, com isso, as cidades não eram tão importante e as manufaturas e o comercio eram pouco expressivas. Havia pouca integração entre as duas colonizações. A estrutura cultural era controlada pelos grandes proprietáriosrurais, que também tinha poder político. A religião era bem presente nas regras de sociabilidade.
Com a independência das treze colônias surgiu um novo país, os Estados Unidos, isso se deve a exploração das colônias feitas pelos ingleses. A burguesia começou a ver a América como uma fonte de matéria prima e um bom mercado consumidor. A coroa inglesa queria controle total e o direito da manutençãodos indígenas nessas áreas.
A lei do Selo provocou a destruição dos postos de venda e ataques aos responsáveis pela fiscalização, ate ser suspensa dez anos depois. Um episodio muito conhecido foi o do Chá de Boston, onde colonos vestidos de índios atacaram navios da Companhia Inglesa das Indias e jogaram no mar as suas mercadorias. Como resposta disso, a metrópole criou um conjunto de medidaschamadas “Leis Intoleráveis” . Existe também outras leis como a do Melaço, da receita e de Thownshend.
Quatro estados sulistas e o Texas adicionaram e anunciaram a criação de um novo país. O norte reagiu para impedir a divisão e iniciou a guerra, que se anunciava desde a proclamação da independência . O conflito transcorreu quase integralmente em território sulista e mostrou pelo menos na suaprimeira metade, o equilíbrio militar entre os 2 lados.
O desejo de ultrapassar as fronteiras existentes se orienta para outro lado: América Latina. O contato de norte-americanos com algumas partes da América Latina já era antigo. Em dezembro de 1823, o presidente James Monroe destacou a proximidade dos EUA com os demais países da América.
Em setembro de 1774, representantes dos colonos se juntaramno congresso Continental da Filadélfia. Esse congresso negou as “Leis Intoleráveis”. A Inglaterra reagiu a essas decisões, ampliando a sua presença militar na América. Depois aconteceu outro congresso, onde todas as colônias estavam presentes e se constatou uma possibilidade de negociação com os britânicos e se defendeu a emancipação. Essa luta terminou no dia 4 de julho de 1776, na declaração...
tracking img